Casa&Decoração

Banheiro sem fronteiras pode ser solução para ambientes menores

O casal bem que estranhou o vaso sanitário ali, em evidência, separado da sala só por uma porta de vidro totalmente transparente.

Chegaram a rir de possíveis maus momentos juntando visitas em casa e feijoadas erradas.

Mas aquele conceito de banheiro, integrado a outros cômodos da casa, muitas vezes sem paredes, não era o único que os dois poderiam ver na edição deste ano da Casa Cor.

Segundo a organização do salão de arquitetura, decoração e paisagismo, nove dos 24 projetos com toaletes expostos eram planejados de maneira mais interligada. Na Mostra Black, outro evento do gênero, dois dos três banheiros exibidos seguiram a mesma tendência.

"Normalmente, quem pede são clientes solteiros ou casais mais jovens", afirma Tulio Xenofonte, 36, arquiteto do Urbano Studio. "É mais comum em suítes de apartamentos que têm lavabo social, mas acontece com frequência em lofts com apenas um banheiro. Temos o cuidado de deixar o vaso mais resguardado."

Com cinco projetos do tipo já finalizados e três em andamento, o arquiteto Diego Revollo, 39, vê na sensação de maior fluidez nos espaços pequenos um dos motivos para a adoção de projetos mais livres. "No pouco tempo que você fica na sua casa não deve criar barreiras para conviver", diz.

"As pessoas estão cada vez mais desinibidas, e os casais com menos tabus. Essa forma [de banheiros], além de contemporânea, ajuda a expulsar o 'pudor'", avalia Paulo Carvalho, 31, designer de interiores do escritório de arquitetura Léo Shehtman.

E quanto à questão dos cheiros? Exaustores e odorizadores de ambiente estão sempre nos itens indispensáveis presentes nestes projetos, afirmam os profissionais.

Publicidade
Publicidade