Palmirinha e chef Heloisa Bacellar preparam clássicos de antigas padarias

Elas estão a cada esquina da cidade. Não à toa, rocambole e pudim com queijo e coco ralado, dois clássicos de padarias das antigas, foram apontados pela cozinheira Palmirinha e a chef Heloisa Bacellar como receitas de doces que representam São Paulo.

Palmirinha e Heloisa, que não se conheciam, passaram uma tarde inteira juntas na escola de cozinha Dedo de Moça, nos Jardins, e prepararam os doces acima uma para a outra. No final, trocaram as receitas, sem esquecer de explicar o pulo do gato do passo a passo –tudo descrito abaixo. "Qualquer um pode fazer. São duas ideias ótimas para receber amigos", lembra Heloisa.

"Vou fazer em casa, Heloisa", completou Palmirinha, ao se despedir. Não antes de dar autógrafos e tirar "selfies" com fãs na rua.

Pudim de Padaria
Receita da Palmirinha, cozinheira e apresentadora de TV

INGREDIENTES
½ l de leite
3 ovos
50 g de queijo parmesão ralado
50 g de coco ralado
½ kg de açúcar
250 g de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de açúcar (para a calda)
½ xícara (chá) de água

PREPARO
Comece com a calda: em uma panela, coloque as duas xícaras de açúcar e a água. Misture. Deixe por dez minutos em fogo alto, sem mexer, até dar ponto de caramelo, com cuidado para não queimar. Depois, despeje na forma de pudim para caramelizar e reserve. Para fazer o pudim, bata o leite e os ovos no liquidificador. Junte o queijo e o coco e bata mais um pouco até misturar. Adicione o ½ kg de açúcar e a farinha e bata por dois minutos. Despeje em forma caramelizada e leve para assar em banho-maria no forno médio/alto (200°C),preaquecido por cerca de 45 minutos. A forma deverá ser colocada na base do forno.Retire do forno e deixe esfriar bem antes de desenformar. Para variar o sabor, a dica é adicionar algumas gotas de essência de baunilha quando estiver preparando o pudim.

*

Rocambole com gengibre, canela e doce de leite
Receita da chef Heloisa Bacellar, do Lá da Venda (6 porções)

INGREDIENTES
3 ovos em temperatura ambiente, com as gemas e as claras separadas
3 colheres (sopa) de açúcar mascavo
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
½ colher (sopa) de chocolate em pó
1 colher (chá) de fermento químico
1 colher (chá) de gengibre em pó
½ colher (chá) de canela em pó
1 xícara (chá) de doce de leite cremoso
Papel-manteiga, manteiga para untar e farinha de trigo para polvilhar
Açúcar de confeiteiro para polvilhar o rocambole pronto

PREPARO
Aqueça o forno a 180ºC (médio). Unte com manteiga e polvilhe com farinha uma assadeira média, de uns 20 x 30 centímetros. Forre o fundo da assadeira com papel manteiga também untado. Coloque as claras em uma batedeira e deixe até que estejam em neve e formando picos firmes. Junte as gemas, bata por mais uns segundos, apenas o bastante para misturar e desligue. Junte o açúcar mascavo passado pela peneira e, com uma espátula, incorpore delicadamente o açúcar aos ovos. Peneire a farinha, o chocolate em pó e o fermento e misture ao gengibre e da canela. Com muito cuidado, adicione essa mistura à dos ovos. Despeje a massa na assadeira e alise com a espátula. Asse por uns 10 a 15 minutos, até o bolo se soltar das laterais, dourar e firmar (ao enfiar um palito no centro, ele sairá limpo, e, pressionando a superfície ligeiramente com a ponta do dedo, o bolo fará um barulhinho chiado). O rocambole não deve dourar e secar demais, pois pode quebrar na hora de enrolar. Retire a assadeira do forno, desenforme imediatamente o bolo sobre um pano limpo e úmido e descole o papel. Espalhe o recheio com o bolo ainda bem quente, fazendo uma camada uniforme e, pressionando para firmar e conseguir um rocambole perfeito, enrole o bolo com a ajuda do pano. Quando esfriar, transfira o rocambole para o prato de servir e polvilhe com o açúcar de confeiteiro.

Publicidade
Publicidade