Melhor de sãopaulo - Comidinhas e Guloseimas 2015

Starbucks e Fran's são as melhores cafeterias, segundo paulistanos

Entrava no carro, colocava o Queen para tocar bem alto e tchau. Sempre que a crise batia ele ia se enfurnar no mesmo café.

Por alguma razão que não devia satisfações, era lá que o jovem bipolar de relevantes dimensões se sentia aconchegado. "Estou no Fran's", avisava, ainda por SMS ou ligação, e lá iam os amigos ampara-lo outra vez.

Em outro grupo, o mais fluente em inglês nunca tinha ido aos Estados Unidos. As expressões que vira e mexe usava e as pronúncias que recorrentemente corrigia foram aprendidas na vasta vivência de games, séries, filmes e rimas de rap. Experiência essa que finalmente seria colocada à prova -o frappuccino que tinha em mãos, com seu nome escrito no copo ao lado do símbolo do Starbucks, era de comemoração.

Tinha acabado de comprar a passagem, e sua primeira viagem para fora seria ao país do Eminem e do Will Smith.

Essas são duas histórias reais passadas em lojas das duas cafeterias eleitas pelo público como as melhores da cidade.

A rede de franquias de Bauru foi citada por 8% dos entrevistados, enquanto a marca americana foi a preferida de 6%, resultando em empate técnico (64% dos ouvidos, porém, não souberam citar ou não lembraram nomes de cafeteria).

Arte

O Fran's, cujas lojas têm ares mais velhos e menus que incluem almoços e sopas, foi mais citado entre o público de 35 a 44 anos, que representa 13% do total de respostas.

O Starbucks, por sua vez, com suas almofadas coloridas e coletâneas de jazz quase osmótico, foi o preferido na faixa etária dos 16 aos 24 (16% das menções). Mesmo havendo quem torça o nariz, são estabelecimentos que estão praticamente sempre ali, nas ruas, hospitais e shoppings. Para o que der e vier.

Para apaziguar ânimos ou só matar tempo. Para o primeiro encontro. Pelo wifi ou uma água com gás. Para ouvir uma proposta de trabalho. Para um pé na bunda. Para saber que, segundo a tabelinha, ela está atrasada.

Para contar que, apesar de te amar, ele decidiu passar um ano em Barcelona porque vocês são muito jovens e a hora de fazer intercâmbio é agora.

Para o extraconjugal. Para entender por que toda a história juntos acabou do jeito que acabou.

Ou só para tomar um café, que nem sempre precisa ser o melhor do mundo. Só precisa estar lá. De preferência, puro e sem açúcar.

Fran's Café. R. da Quitanda, 144, região central, tel. 3104-8015. 45 lugares. Seg. a sex.: 9h às 19h. Sáb.: 9h às 13h. Café expresso: R$ 4,50. CC: Au, C, D, E, G, H, M, S e V. T: todos. a d w

Starbucks. Al. Santos, 1.054, Cerqueira César, região oeste, tel. 3285-2553. 150 lugares. Seg. a dom.: 7h às 23h. Café expresso: R$ 4,90. CC: AE, D, M e V. T: A, So e Te. a d l w

Publicidade
Publicidade