Melhor de sãopaulo - Comidinhas e Guloseimas 2015

Dono da Z Deli aprendeu a fazer sanduíches sozinho, diz avó cozinheira

"O Julio? É meu neto. Ele fala por aí que eu ajudei a abrir a loja de sanduíches, mas não teve nada disso, de verdade. Tudo bem, eu cedi um pedaço do meu restaurante e ele fez o dele, com a entrada pela Haddock Lobo, aqui do lado. Hoje são duas lojas dele, e uma minha só. A rua fica cheia, tem fila para comer hambúrguer. E eu fico tão feliz!

Eu queria que ele tivesse ido estudar gastronomia no exterior, mas ele fez uns dois anos de faculdade aqui mesmo. Fazer o quê? Mas ele correu atrás, fez estágio no Le Vin. Ai, com licença um instante... Estava boa a comida? Por que está saindo sem ter comido gefilte fish (bolinho de carne de carpa)? Um beijo! Onde eu estava? É: quando ele disse que queria fazer comida foi uma surpresa para mim. No Z Deli mesmo ele não vinha muito. O Julio é comilão, não se preocupe que procura conhecer tudo de comida, até por isso é gordo do jeito que é.

Diz ele que aprendeu com o meu irmão, que fazia o melhor churrasco do mundo, mas o Julio tem 27 anos e meu irmão morreu quando ele era jovem. Ele ainda é jovem, batalhador, fez tudo sozinho. Não faço nenhum hambúrguer, não faço nada do que ele faz, então comigo é que não foi. Aqui é cozinha mesmo. A única coisa que ele pode ter aprendido aqui foi um sanduíche de pastrami que eu fazia anos atrás, num pão preto que era vendido no Bom Retiro, mas não existe mais. E era muito bom, viu. Desculpa, um minutinho só... Tchau! Comeram direito? Você não porque estava focada no celular, né?

Voltando o Julio faz o próprio pastrami no açougue dele, inventa as coisas. Ele levou adiante a tradição da família. Mas não fala muito de comida. Sabe que sou gaúcha, então diz: "Avó, eu vou fazer um churrasco". E ele sabe fazer, viu? Tem mão para carne: por isso que faz o próprio pastrami, inventou aquele hambúrguer e ainda pôs tutano em cima. Ganha prêmio atrás de prêmio, e ele fica feliz da vida. A gente ganhou muito também, mas já virou useira e viseira em três décadas, não importa tanto.

Ontem, aqui estava fechado e eu fui lá comer o sanduíche de wurst (embutido bovino artesanal em fatias finas, picles de pepino, queijo prato e mostarda) com a batata frita, que eu adoro. Mas não vou muito lá não, nunca comi o hambúrguer de tutano. Ele cuida muito bem do nome da família. Sabe servir, e isso herdou de mim. O pessoal chega aqui e diz: "O Julio é um amor". Como pode ser um amor com aquele tamanho todo, 1,90 m?! Mas eu posso achar ele um amor.

Obrigada por falar comigo, adorei! Quer comer alguma coisa?"

*

Rosa Raw, idade não revelada, é dona do Z Deli há 33 anos. Seu neto, Julio Raw, 27, criou o Z Deli Sandwich Shop, que ganhou nas categorias Melhor Hambúrguer e Sanduíche.

*


R. Francisco Leitão, 16, Pinheiros, região oeste, tel. 2305-2200. 35 lugares. Seg. a qui. e dom.: 12h às 24h. Sex. e sáb.: 12h à 1h.

Publicidade
Publicidade