Melhor de sãopaulo - Comidinhas e Guloseimas 2015

Quando o assunto é doce, Marilia Zylbersztajn prova que menos é mais

Neste ano, a confeiteira Marilia Zylbersztajn (diz-se Zilberstain) ganhou para provar que menos é mais -no caso, menos pompa, menos doçura e menos meleca. Esqueça o chantili e as doses exageradas de calda escorrendo cobertura abaixo. Os doces da moça de sobrenome difícil são simples, quase rústicos, e levam um tanto a menos de açúcar -o necessário para que a sobremesa faça sentido.

E faz muito sentido. Na torta de pera com cardamomo e noz pecã, sente-se o gosto da pera (molhadinha), do cardamomo (que faz uma graça ali) e da noz pecã salpicada por cima (que além de tudo é crocante). É um deleite.

E o bom da doçura contida é que você não se arrepende depois de raspar o prato. Eu, pelo menos, não me arrependi e quis experimentar mais (isso foi um pouco ruim).

Levei para casa uma fatia da bavaroise triplo chocolate. A torta é linda de se ver: tem camadas bem delimitadas de brownie (bem fininho na base), de creme chocolate meio amargo, branco, ao leite e, por último, uma glaçagem de cacau.

Poderia ser um boom de chocolate -daqueles que fazem arrepiar do meio para o fim da sobremesa-, mas é de uma leveza inacreditável. Tanto que você coloca outra colherada na boca só para ter certeza de que aquilo é possível.

Além das tortas -todas feitas diariamente-, também oferece biscoitos, como o de nozes com chocolate, compotas (de banana ou de abóbora com coco), marshmallows de amoras (do sítio Mantí, na serra da Mantiqueira) e suspiros de amêndoas.

Na vitrine, as guloseimas roubam para si o foco do salão -ainda bem, já que o espaço é tão clean e minimalista que não chega a ser convidativo.

*

Tem também caramelos puxa-puxa, embrulhados feito bala. Compre uma caixa deles (com 20; R$ 20) e vá comendo aos poucos, um por dia para economizar. O de flor de sal é o melhor, classicão.
Se for comer ali, peça um café (da Martins Café) ou chá gelado para acompanhar -e aqui vale adoçar, caso queira, mas não precisa (Marilia há de concordar comigo).

*

Para se sentir meio Zylbersztajn, arremate na loja a mistura para fazer brownie (R$ 55). Em casa, basta juntar manteiga derretida e três ovos aos ingredientes do pote e levar a massa ao forno por 35 minutos.

R. Fradique Coutinho, 942, Pinheiros, região oeste, tel. 4301-6003. 9 lugares. Seg. a sex.: 10h às 19h. Sáb.: 10h às 18h.

Publicidade
Publicidade