Melhor de sãopaulo - Comidinhas e Guloseimas 2015

Sucesso de público, McDonald's é eleito novamente melhor fast food

A crítica diz que não gosta -mas, a gente sabe, até os maiores gourmands dão lá suas escapulidas. O público? Bem, o público dá seu veredito desde o primeiro "O Melhor de sãopaulo -Comidinhas & Guloseimas", em 2012.

É um fenômeno, não importam as categorias: batata frita, milk-shake, hambúrguer, sorvete, lanchonete, rede de fast food... Em todas elas, já deu Mc na cabeça. Neste ano, de novo (!), em duas categorias, melhor lanchonete (para 24% dos entrevistados) e melhor sorveteria (para 7% entre os que souberam responder), segundo pesquisa Datafolha.

Mas em São Paulo, a capital da gastronomia? Mas com o sorvete dito artesanal formando filas por aí? Mas com o hambúrguer "de raiz" dominando food trucks e lanchonetes bacanas? Mas... Que nos desculpem todos, com a voz do povo não tem mas.

Arte

O McDonald's, trazido ao Brasil em 1979, é espécie de "comfort fast food". Comfort, sim. Qual comida de mãe, a gente (a crítica e o público) sabe que o Big Mac vai estar sempre lá, do mesmo jeitinho, com o mesmo sabor. E o Quarterão, e a batata, e as casquinhas... É outro fenômeno -industrial, talvez, mas um fenômeno.

De que outra maneira explicar as filas constantes, a qualquer horário, em qualquer parte da cidade, em qualquer cidade? (A despeito de os balanços oficiais da empresa registrarem quedas de receita.)

É que até novidades, como os recentes Grand Cheddar McMelt e Super Cheddar Bacon, ganham o público não pela capacidade de surpreender com novos sabores ou apelos "gourmet" (harmonização, acidez, untuosidade...).

Arte

O que nos move é a certeza de repetir a experiência, de reencontrar aquele indefectível gostinho, por vezes até multiplicado, como nesses novos sanduíches -ainda que nem tanto quanto faça parecer a foto da propaganda...

E, lado bom de ser fast food, de forma furtiva, assim como acontece com os melhores prazeres deliberadamente escondidos.

*

Lembre-se: se imagem é tudo, no caso das redes de fast food, é tudo o que você não vai encontrar dentro da caixinha. Mas mantenha a calma e concentre-se no sabor. Minha "refeição" por lá só fica completa depois de uma tortinha da maçã.

*

R. Henrique Schaumann, 80, Pinheiros, região oeste, tel. 3083-4248. 400 lugares. Seg. a dom.: 24 horas.

Publicidade
Publicidade