Melhor de sãopaulo - Comidinhas e Guloseimas 2015

De portas fechadas, marcas oferecem quitutes por encomenda

Ir até o local, olhar o cardápio, fazer o pedido, comer lá mesmo ou levar para casa. Assim funcionam a maior parte dos estabelecimentos da cidade. Alguns empreendedores, porém, têm apostado, cada vez mais, num outro tipo de serviço: de portas fechadas, quituteiros trabalham apenas sob encomenda. Ao cliente, cabe fazer o pedido sem sair de casa e, em alguns casos, esperar a encomenda chegar no conforto do lar.

O modelo é semelhante ao famoso delivery –de pizza, por exemplo–, mas os quitutes oferecidos vão de quiches a picolés. E as receitas, caseiras, ainda carregamn uma pitada da história das marcas.

Confira a seguir nove opções de quitutes para pedir por telefone, e-mail ou até pelas redes sociais.

A receita perfeita

O publicitário Thierry Pouge estava em Londres quando um amigo lhe sugeriu que provasse um cookie na terra da rainha. Provou e gostou tanto que voltou ao lugar todos os dias da viagemn em busca do biscoito amanteigado com gotas de chocolate.
De volta ao Brasil, passou a tentar reproduzir a receita. Após um ano e três meses de pesquisas e tentativas, chegou ao resultado que queria. Pouge, então, largou o emprego para dedicar-se à nova empreitada.

A ideia era abrir uma loja física, mas como não tinha recursos, decidiu começou oferecendo os cookies de porta em porta. "Para divulgar, eu montava kits, visitava cafés e outros locais que pareciam ser o público-alvo", conta.

Atualmente, a Original Brownie Brasil (que ainda trabalha de portas fechadas) oferece, além dos cookies, brownies e waffles. Vale provar o cookie de chocolate triplo –que tem recheio cremoso.

Onde encontrar:www.facebook.com/originalbrownie e tel. 98417-9394

Inspiração francesa e receitas de família

Em 2014, Karina Gentile viajou a Paris com a família e ficou encantada com as tortas e quiches que provou na capital francesa. Tanto, que largou o emprego numa editora para dar vez à sua vocação culinária.

Fez cursos de gastronomia e, então, montou a Depois de Paris, que oferece, sob encomenda, opções salgadas e doces tiradas dos cadernos de receitas da família. Dá para encomendar tortas, quiches, brownie, cheesecake. "E todos eles têm uma história, que conto nas páginas da Depois de Paris no Facebook e no Instagram", diz Karina.

A marca, que trabalha com ingredientes orgânicos, tem como destaques as quiches de alho-poró com pimenta-biquinho, de abobrinha com tomilho e parmesão e a marguerita com tomate confitado.

Onde encontrar: www.facebook.com/depoisdeparis; http://www.depoisdeparis.com.br e tel. 3205-2229

Brownie de sucesso

A então jornalista Ana Sama viu-se tentada a largar a vida em redação para se dedicar à gastronomia quando sua receita de brownie fez sucesso entre os convidados de um aniversário.

Virou doceira e fez uso das redes sociais para divulgar o seu trabalho. "O boca a boca também foi fundamental para isso", acredita Ana.

Atualmente, ela adota um outro modelo de negócio. Em vez de cravar um preço fixo para seus quitutes, trabalha com um esquema de contribuições definidas pelos próprios clientes. "É uma forma de trazer os clientes para perto de mim, fazendo-os parte do processo. A ideia é que eles tenham nas mãos a decisão de determinar quanto um produto vale, bem como a manutenção de quem o faz", explica.

No catálogo, além dos brownies de textura cremosa, aparecem opções como as pastas de amendoim e de castanha-do-pará com cacau e cookies.

Onde encontrar: www.facebook.com/BrownieAnaSama e tel. 98552-0143

Para eventos ou um presente caprichado

Em 2008, os sócios Martha Castro, Edna Serra e Marcelo Granja apostaram na criação da Pecadille Chocolates e Doces Finos, voltada para o mercado de eventos, como aniversários e casamentos. A encomenda dos docinhos deve ser feita via site e telefone.
"Trabalhando por encomenda, conseguimos oferecer produtos sempre muito frescos e, consequentemente, mais saborosos aos nossos clientes", afirma Martha.

A empresa, que utiliza o chocolate belga Callebaut em 100% da produção, também atende pedidos em pequena escala. "Sempre aparece um cliente em busca de um presente, como uma caixa de bombons", diz.

As opções são as mais diversas: tem naked cake de limão-siciliano e frutas vermelhas, bolo red velvet (com massas de frutas vermelhas e cream cheese), trufas e bombons de morango.

Onde encontrar: www.pecadille.com.br e tel. 2872-1653

Doces delicados

Também voltado ao mercado de casamentos, a Petite Fleur Patisserie atua em um ateliê fechado, sob o comando da chef Roberta Zogbi, que fez curso de confeitaria na escola Lenôtre, em Paris.

Ela começou fornecendo éclairs para uma pequena confeitaria e, após algum tempo, montou a primeira cozinha profissional. Hoje, sua clientela é majoritariamente composta por noivas –que chegam até ela principalmente por recomendação de outras–, mas atende demais pessoas que vão em busca de seus docinhos delicados e cuidadosos.

Para ela, a maior vantagem de atender no ateliê é que esse modelo a ajuda a se programar melhor e a evitar o desperdício de alimentos. "Desta forma, sempre entregamos nossos doces bem fresquinhos", diz.

Da linha de produção, além dos docinhos, vale provar o mil-folhas de chocolate meio amargo, que leva musse e creme de chocolate.

Onde encontrar: www.petitefleurpatisserie.com.br e tel. 3805 3351

Empadinhas no capricho

A professora Maria do Carmo de Melo Padberg, conhecida como Do Carmo, herdou da mãe as receitas das empadinha.

Os salgados são, hoje, oferecidos para o Bar do Magrão, no Ipiranga, nos sabores palmito e frango –e também já fizeram parte dos cardápios de happy hour do Butantan Food Park e do Bar Veloso.

Com a ajuda da filha, Maria do Carmo segue à frente da linha de produção, da compra dos ingredientes à modelagem dos salgados nas forminhas.

Com o sucesso das empadas, ela investir também no preparo de croquetes, tortas e quiches, que podem ser encomendados pela página no Facebook, e-mail ou telefone da marca.

Onde encontrar: www.facebook.com/Do-Carmo-Salgados e tel. 99873-1686 ou 3675-6269

Produto personalizado

A advogada Sofia Fromer conta que ela e sua irmã, Luisa, sempre gostaram de fazer produtos manufaturados para presentear os amigos. Assim, tiveram a ideia de montar um site, nascendo assim a Loja da Gema. "Começamos a fazer doces, bolos e outras ideias malucas que passa por nossa cabeça. Não temos um produto fixo, o cliente pode dar sugestões e pensamos juntos em um presente bacana", explica.

Entre os exemplos do que pode aparecer, estão o bolo com massa de pão de ló e recheio de doce de leite e a opção que leva brigadeiro branco e meio amargo.

A ideia, segundo Sofia, é que tudo tenha uma cara mais caseira, a exemplo das originais embalagens –os brigadeiros vêm acomodados em caixinhas de ovo. "Queremos que pareça algo que a pessoa tenha feito com suas próprias mãos para presentear", explica.
As irmãs divulgam seu trabalho principalmente pelo Instagram.

Onde encontrar: lojadagema@gmail.com e @lojadagema

Sem glúten e saboroso

Guloseimas sem glúten e lactose também têm vez no time das casas que trabalham de portas fechadas. É o caso da Maria Leve, que nasceu depois que a médica Denise Passos foi diagnosticada como celíaca, há cerca de 10 anos.

Ao sentir dificuldade de encontrar alimentos livres de glúten que agradassem seu paladar, decidiu testar ingredientes junto com seu marido, Zazo Costa, até conseguirem desenvolver receitas nessa linha.

"O número pessoas diagnosticadas com o problema vem aumentando muito ultimamente. Além disso, o público está cada vez mais em busca de uma alimentação saudável e saborosa ao mesmo tempo. Isso faz com que este segmento se torne um ótimo negócio", afirma.

A marca atende pelo site e redes sociais. O cardápio oferece tortas de frango, de carne e de queijo, e sobremesas, a exemplo da torta de maçã e canela.

Onde encontrar: www.facebook.com/marialevesemgluten e (11) 97206-6143

Sorvete entregue em casa

A ideia surgiu em uma viagem ao litoral norte. Na ocasião publicitário Thiago Godoy e o designer gráfico Rafael Cipolla observaram a dificuldade de encontrar opções saudáveis na praia e decidiram fazer um picolé usando apenas ingredientes naturais, pedaços de frutas frescas e água de coco.

"O sorvete ficou lindo, gostoso e, o mais importante, saudável. A partir daí começamos a estudar o mercado e acabamos criando a marca", conta Thiago, que largou o emprego em uma agência de propaganda. Rafael, seu sócio, idem.

A ideia fez sucesso e os empresários criaram um e-mail para iniciar a comercialização dos picolés. Com o tempo, o canal de vendas da Naked, como foi batizada a marca, precisou ser aprimorado e hoje, o cliente pode fazer pedidos pelo site.

O cliente recebe os gelados em casa, em caixas térmicas com gelo seco. Sabores como morango, melancia, kiwi e coco, entre outros, com nacos das frutas, estão entre as opções.

Onde encontrar: www.facebook.com/frutasemroupa e www.sorvetenaked.com.br

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