Exposição sobre sufragistas dá início a projeto feminista no Masp

Não fique frustrado ao se deparar, no Masp, com uma parede branca com 23 molduras vazias. Ver as obras que ali deveriam estar pode não ser o essencial desta instalação criada pela artista Carla Zaccagnini.

"Talvez ela diga que a história dessas pinturas é tão ou mais interessante do que olhar as imagens", diz Fernando Oliva, curador de "Elementos de Beleza: um Jogo de Chá Nunca É Apenas um Jogo de Chá".

Inspirada em livro homônimo de Carla, que também será exibido, a exposição fala das sufragistas, ativistas que lutaram pelo direito ao voto feminino na Inglaterra no século 20. Parte de suas estratégias era atacar pinturas que disseminavam o patriarcalismo e as representações do feminino em corpos idealizados ou em papéis sociais rígidos.

Em março de 1914, por exemplo, a sufragista Mary Richardson esfaqueou a obra "Vênus no Espelho" (1647-51), de Diego Velázquez, na National Gallery de Londres.

Essas e outras histórias são contadas por meio de um áudio guia que também coloca o visitante em contato com as vozes dessas mulheres e das autoridades.

"O trabalho da Carla não levanta nenhuma bandeira. Ela tem uma simpatia pela causa, mas acha mais importante levantar as contradições desse processo", comenta Oliva.

A mostra é a primeira etapa de um projeto do museu, chamado Histórias Feministas, que pretende trazer exposições sobre o assunto.

Masp. Av. Paulista, 1.578, Bela Vista, região central, tel. 3149-5959. Ter. a dom.: 10h às 20h. Até 14/2/2016. Livre. Ingr.: R$ 25. Estac. (R$ 15 p/ 3 h, na al. Casa Branca, 41 - convênio).

Publicidade
Publicidade