Dicas para aproveitar as promoções da Black Friday e fugir da 'black fraude'

As 24 horas que se seguem à meia-noite da última sexta-feira de novembro são o paraíso —ou o martírio— de todo comprador assíduo.

Isso porque eletrônicos, pacotes de viagens, roupas, sapatos, livros, cosméticos e basicamente todo produto à venda na internet ou nas vitrines pode ter seu preço derrubado em até 80%.

É durante a Black Friday que os varejistas aproveitam para esvaziar estoques e dar espaço às novidades de final de ano.

Importada dos Estados Unidos, o dia oficial da megalomania do consumo acontece por aqui desde 2010. Neste ano, cai na próxima sexta (27).

Ilustração Rafael Nunes Cerveglieri

"A Black Friday já entrou no calendário brasileiro, ela é uma realidade", diz Fátima Bana, consultora em marketing digital, e-commerce e comportamento do consumidor.

Os números que o digam. Em 2015, a previsão é que a data movimente R$ 978 milhões, segundo levantamento realizado pela Busca Descontos, responsável pela organização oficial do evento no Brasil.

A data atrai principalmente quem quer adiantar os presentes de Natal. Não à toa, a Black Friday deve corresponder a 21% do total das vendas do período natalino, que teve início na sexta-feira (20) e se estenderá até 20 de dezembro.

Mas diferentemente das filas quilométricas que se formam em frente às lojas americanas, no Brasil a concorrência se dá mesmo no comércio virtual. Daí o perigo de se deixar seduzir por descontos aparentemente imperdíveis oferecidos por sites que nem mesmo existem. Veja as dicas.

*

Para não comprar "tudo pela metade do dobro", saiba o que aproveitar e o evitar durante as 25 horas de promoções

BLACK FRIDAY

  • Com planejamento e cuidado, é possível aproveitar a data para adiantar os presentes de Natal sem pegar filas de horas em lojas lotadas.
  • Neste ano, 30 redes de farmácias oferecem descontos de até 70% em cosméticos e itens de higiene pessoal no site Cliquefarma.
  • Tanto no varejo físico quanto no online, algumas marcas promovem "esquentas" e começam a abaixar os preços antes mesmo do dia 27.
  • Ao menos 33 grandes lojas participam oficialmente do evento. De produtos eletrônicos a pacotes de viagem, os descontos chegam a 80%.
  • Na "Cyber Monday", segunda pós Black Friday, as promoções continuam valendo para produtos eletrônicos.

BLACK FRAUDE

  • Procure saber se a promoção é "real". Sites de monitoramento de preços como Zoom e Buscapé podem ajudar a fazer compras inteligentes.
  • Pesquise o histórico do e-commerce antes de pensar em encher o carrinho. O Procon-SP mantém uma lista de sites fraudulentos que devem ser evitados.
  • Ao encontrar uma boa promoção, opte por pagamentos com cartão de crédito: em casos de cancelamento, ao menos o estorno é garantido.
  • Fique atento ao valor do frete, que muitas vezes mata o desconto do produto, e ao prazo de entrega, que pode atrasar seus presentes de Natal.
  • Evite comprar à 0h, às 12h e às 18h. São horários de pico em que os sites podem apresentar lentidão.
Publicidade
Publicidade