Aluno de balé, adolescente imita Michael Jackson nas ruas da cidade

Os ídolos de Lincon Sampaio do Nascimento, 16, são Michael Jackson, Baryshnikov, James Brown e os Racionais MC. "Quem me vê na rua com minhas roupas de hip hop não acredita que eu faço balé", diz o aluno do sexto ano da Escola de Dança de São Paulo. Nem ele acreditaria há três anos. Na época, pensava em ser jogador de futebol e queria passar na "peneira" para entrar no time sub 20 do Santos.

A dança entrou na sua vida com a morte de seu maior ídolo, Michael Jackson. Lincon quis participar de um espetáculo em homenagem ao cantor em sua escola, em Ermelino Matarazzo (zona leste). Acabou vestido como o cantor dançando "Thriller".

"Mordido pelo bichinho da dança", entrou para um grupo de break dance e começou a frequentar academias do bairro. Como sua irmã mais nova já era aluna da Escola de Dança, resolveu participar da seleção, no final de 2012.

Escola de Dança de SP, 75

"Pensei: 'Se passar, vou trabalhar com dança, se não, vou tentar entrar no Santos'", conta. Entrou e, desde 2013, tem agenda apertada. Cursa o segundo ano do ensino médio, frequenta as aulas de danças todas as tardes e participa de ensaios às terças e quintas.

A dança segue nos fins de semana. Lincon formou com suas irmãs o grupo "Os Sampaios". A mais nova apresenta números de balé clássico e dança do ventre. A mais velha, faz cover da Beyoncé, e ele, de Michael Jackson.

Lincon já chegou a se apresentar em três festas numa mesma noite, após ter participado de um espetáculo no Theatro Municipal. No caminho da praça Ramos até a Mooca, onde foi a primeira festa, desfez as tranças que sempre usa nas apresentações da escola para fazer o rabo de cavalo de sua caracterização como Michael Jackson.

A produção dos cabelos leva quase duas horas. E ainda tem a maquiagem, em que usa base para mudar o tom de pele do rosto e afinar o nariz–tudo para ficar mais parecido com o cantor. É assim que Lincon-Jackson ficou conhecido em ruas da cidade : ele já dançou no Anhangabaú, na praça da República, na avenida Paulista e em ruas do bairro onde mora.

A conclusão do curso de Lincon está prevista para 2018, e ele pretende entrar em uma companhia profissional. "Pode ser o Balé da Cidade de São Paulo ou o Bolshoi da Rússia."

Além de trabalhar em uma grande companhia, seu sonho é montar, com sua irmã, uma academia de dança em Ermelino Matarazzo.

Esse é seu plano A. o B, é se tornar ator. Se nada der certo, o plano C é jogar no Santos: Lincon continua praticando seu futebol nos campeonatos da escola.

Publicidade
Publicidade