Chico Buarque fala sobre vida pessoal e carreira em novo documentário

É a canção "Paratodos" que dita o rumo do documentário "Chico - Artista Brasileiro". Além de darem título ao filme, os versos dessa música sintetizam o conteúdo da narrativa: "O meu pai era paulista / Meu avô, pernambucano / O meu bisavô, mineiro / Meu tataravô, baiano / Vou na estrada há muitos anos / Sou um artista brasileiro".

No filme, Chico Buarque mescla comentários sobre a carreira e sobre momentos de sua vida pessoal, como o casamento com a atriz Marieta Severo, o relacionamento com os netos e a relação com o pai, o historiador Sergio Buarque de Holanda.

É daí, aliás, que o diretor Miguel Faria Jr. (que também comandou o documentário "Vinicius", sobre Vinicius de Moraes, de 2005) tira um interessante conteúdo: a descoberta de que Sergio teve um filho na Alemanha. O fato inspirou Chico a escrever o livro "O Irmão Alemão" (2014, 240 pág., R$ 39,90).

Fascinado pela própria história —que ele admite que era um tabu em sua casa—, Chico decide ir até Berlim para saber mais sobre o parente misterioso.

Os dramas e alegrias da vida íntima se intercalam com fatos marcantes da carreira, como o período da ditadura militar no Brasil.

Maria Bethânia e a irmã Miúcha, por exemplo, dão depoimentos, enquanto Ney Matogrosso, Mônica Salmaso e Milton Nascimento, além do próprio Chico, entoam canções.

Veja salas e horários do filme

Trailer Chico - Artista Brasileiro

Publicidade
Publicidade