Livres, leves e soltos, circo e dança desenvolvem consciência corporal

O novo ano chegou e, com ele, as novas resoluções; a sãopaulo reuniu sugestões de atividades físicas (e lugares onde praticá-las) para quem planeja um 2016 suando a camiseta. Confira a relação completa

"A partir do momento em que você vivencia seu corpo de outras posições e centros de equilíbrio, como de ponta-cabeça, começa a ter mais consciência de si próprio", afirma Marian del Castillo, 34.

Trapezista desde pequena, atualmente ela é professora de circo.

"Você trabalha consigo mesmo." Suas aulas duram mais de uma hora, com acrobacias, exercícios aéreos e cama elástica, entre outros atrativos conhecidos dos picadeiros. "Desenvolve muito a consciência corporal, como a dança. São práticas diferentes, mas se complementam."

Bailar, aliás, também tem sido uma opção para quem procura se mexer em atividades longe de academias. Mas engana-se quem visualiza na prática uma rotina sem grande exigência de esforço físico.
Atualmente as escolas têm variações que vão da zumba ao balé fitness, passando por aulas que misturam movimentos de dança com exercícios funcionais.

"A dança acaba sendo o motivador para a pessoa se exercitar sem ficar entediada", avalia Mário de Deus, 39, da escola Amigos da Dança, na Mooca (zona leste).

PARA COMEÇAR

Sugestões para quem planeja se jogar na dança e no picadeiro

Faixa de preço
A partir de cerca de R$ 150 por mês

Tempo disponível necessário
No caso da dança, o mínimo recomendado é de pelo menos uma hora, duas vezes por semana. Nas aulas de circo, três vezes por semana (aulas podem durar mais de uma hora)

Indicado para quem
Tanto a dança quanto as aulas de circo são recomendadas para pessoas com movimentos mais travados, muitas vezes causados pela má postura praticada no dia a dia

Tempo de prática para os primeiros resultados
Na dança, em um mês já é possível notar resultados como maior noção de ritmo. No circo, depende de cada atividade

Lugares para praticar

Galpão do Circo
Situada na Vila Madalena, a escola criada em 1997 oferece pacotes com duas aulas por mês por R$ 150
www.galpaodocirco.com.br

Vibe Sport
A academia conta com duas unidades (Pompeia e Vila Leopoldina) e tem aulas de circo e parkour
www.vibesport.com.br

Amigos da Dança
A escola na Mooca (zona leste) divide suas aulas em danças "sociais" (forró, samba) e "fitness" (zumba e balé adaptado)
www.amigosdadanca.com.br

Publicidade
Publicidade