Mostra sobre Carnaval e outras três são novidades no Museu Afro Brasil

A partir de terça (2), o Museu Afro Brasil ganha duas novas mostras fotográficas: "Devoção", que enfoca crenças e as tradições religiosas de regiões da Índia e do Nepal, e "Giracorpogira 2", com imagens em movimento do Carnaval paulistano e carioca.

Além das estreias, desde 25/1 a instituição exibe mostras de artistas paulistanos: Caíto e Fernando Ribeiro apresentam suas esculturas e peças.

Conheça detalhes das exposições.

Divulgação
Escultura do paulistano Caíto
Escultura do paulistano Caíto

CÚMULO
Criadas com material reciclável, partes de carros vermelhos se apinham umas sobre as outras. Seguindo a mesma dinâmica, fragmentos de bicicletas entrelaçam-se. É assim, partindo da ideia de excesso, que o paulistano Caíto cria suas esculturas. A mostra reúne 20 delas, todas inéditas.

Divulgação
Karna Bahadur Gosai, personagem clicado por Rodrigo Koraicho
Karna Bahadur Gosai, personagem clicado por Rodrigo Koraicho

DEVOÇÃO
As cidades Varanasi, na Índia, e Katmandu, no Nepal, são o foco das fotos de Rodrigo Koraicho. As crenças e as tradições religiosas dos lugares, assim como a vida cotidiana estabelecida ali, aparecem na seleção de 40 imagens que compõem a mostra, que tem curadoria de Claudinei Roberto da Silva. A abertura é nesta terça (2).

Divulgação
Fotografia de Carnaval de Jaques Faing
Fotografia de Carnaval de Jaques Faing

GIRACORPOGIRA 2
Desde 2003, o carioca Jaques Faing pesquisa o Carnaval no Rio de Janeiro e em São Paulo. Os movimentos dos corpos e dos figurinos na passarela são elementos presentes nas fotografias —as saias das baianas, por exemplo, são desmaterializadas e ficam parecendo borrões de brilho e cor. Cerca de 40 imagens estão reunidas na exposição, que estreia na terça (2).

Divulgação
Obra do artista paulistano Fernando Ribeiro
Obra do artista paulistano Fernando Ribeiro

LOUÇA FINA - A ARTE DE FERNANDO RIBEIRO
Pinturas e colagens de Fernando Ribeiro compõem a exposição, em cartaz até 20/3. O recorte apresenta cerca de 80 trabalhos apresentados pela primeira vez. Em suas criações, o artista se apropria de ícones da pintura e os recria aludindo à história das artes plásticas, nacional e mundial.

Museu Afro Brasil - Pq. Ibirapuera. Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, portão 10, Parque Ibirapuera, região sul, tel. 3320-8900. Ter. a dom.: 10h às 17h (c/ permanência até as 18h). Devoção e Giracorpogira 2, abertura: 2/2, 19h às 21h30. Até 3/4. Cúmulo e Louça Fina, até 20/3. Livres. Ingr.: R$ 6 (sáb.: grátis). Estac. (sistema Zona Azul - no portão 3). Visita monitorada p/ 3320-8921 ou agendamento@museuafrobrasil.org.br. d w

Publicidade
Publicidade