Após reforma de R$ 1,4 mi, planetário do pq. Ibirapuera reabre lotado

São 10h, mas dentro do planetário do parque Ibirapuera já é noite. Na semana de reabertura do local —-fechado desde 2013—-, a lotação das quatro sessões diárias é quase sempre máxima.

É a primeira vez na história que o espaço funciona com essa capacidade. Após reforma de R$ 1,4 milhão, ele reabriu com novos sistemas elétrico e hidráulico, programas de computador atualizados e cúpula envernizada.

Por enquanto, o espetáculo simula como seria o céu no hemisfério sul em uma noite sem os empecilhos visuais das grandes cidades -nuvens, poluição e iluminação- que dificultem a observação de corpos celestes a olho nu.

Uma vez dentro do espaço, é só se ajeitar na cadeira reclinável e olhar para cima para ver com nitidez enquando se acompanha as explicações em áudio sobre constelações, planetas, cometas e nebulosas, além de teorias sobre a formação do universo.

O resultado agrada. "É tudo muito bem feito", diz a estudante Bruna Cristofolini, 18, no local pela primeira vez. "Gostei da simulação de foguete", afirma Maria Eduarda Aurichio, 10. Já a servidora pública Luciana Aurichio, 42, pondera que "a linguagem é um pouco difícil para crianças". Ela também diz sentir falta de "constelações mais comuns, como a Cruzeiro do Sul".

A ideia é que, aos poucos, a lista de apresentações se expanda e inclua temas mais específicos tanto para os adultos quanto para os pequenos.

"Esse lugar mexe com o inconsciente afetivo, ninguém que passa por aqui esquece", comemora Mônica Borba, diretora da Umapaz, o departamento de educação ambiental da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente responsável pelo planetário. Segundo ela, o local tem ainda uma função utilitária: é chamariz para a Escola Municipal de Astrofísica Professor Aristóteles Orsini.

O local, que fica ao lado do planetário, promove cursos e palestras para professores e interessados no assunto. As mesmas atividades serão realizadas no planetário do Carmo, que, segundo Borba, também deve reabrir em breve.

DE OLHO NOS ASTROS

Três Marias
Com estrelas próximas, o conjunto pertence à constelação Orion

Sirius
Integra a constelação Cão Maior e é a mais brilhante no céu

Orion
Constelação que representa um caçador de mesmo nome da mitologia grega

Planetas
Mercúrio
Vênus
Marte
Júpiter
Saturno

Planetário Prof. Aristóteles Orsini. Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, Parque Ibirapuera, tel. 5575-5425. 320 lugares. Ter. a dom.: 10h, 12h, 15h e 17h. 40 min. Livre. Retirar ingr. 30 min. antes. Estac. (sistema Zona Azul - portão 3). Visita monitorada p/ escolas p/ 5575-5206. GRÁTIS

Publicidade
Publicidade