'A Garota Dinamarquesa' mostra a primeira cirurgia de mudança de sexo

O ator Eddie Redmayne está no páreo do Oscar novamente. No ano passado, ele levou a estatueta por sua atuação como Stephen Hawking em "A Teoria de Tudo". Agora, ele tenta repetir o feito como protagonista de "A Garota Dinamarquesa", estreia desta semana, baseada em fatos reais.

Sob direção de Tom Hooper (à frente também de "O Discurso do Rei" e de "Os Miseráveis"), Redmayne dá vida a Einar Wegener, um jovem pintor que vive na década de 1920, na Dinamarca, com a mulher, Gerda (Alicia Vikander, indicada ao Oscar de atriz coadjuvante), que também é artista.

Com pressa para terminar um retrato, Gerda pede para que Einar calce sapatos femininos e pose para ela.

O homem sente-se bastante confortável naquelas vestimentas. Esse é o estopim para que Lili Elbe, seu alter ego feminino, venha à tona.

Durante o drama, Einar fala de Lili como se ela fosse outra pessoa: a moça tem vontades e até impulsos sexuais próprios. No entanto, ele percebe que, mais cedo ou mais tarde, precisará escolher uma de suas facetas —e a feminina é a que lhe cai melhor.

A decisão afeta, é claro, seu casamento com Gerda. Apaixonada pelo marido, no entanto, ela opta por ajudá-lo. Einar acaba se tornando o primeiro homem a passar por uma cirurgia de mudança de sexo, em 1931.

Embora seja baseado em fatos verídicos e em um livro de David Ebershoff, o longa tem muitos elementos fictícios. Conheça algumas curiosidade a seguir.

Veja salas e horários

-

VOCÊ SABIA?

Não foi bem assim
Tanto o livro quanto o filme omitem que Gerda era, na verdade, homossexual ou, ao menos, bissexual, e que a relação entre ela e Einar era muito mais de amizade do que amorosa.

Troca de equipe
O projeto do filme era de Nicole Kidman, que interpretaria Lili, além de produzir o longa. Charlize Theron, Gwyneth Paltrow e Marion Cotillard foram atrizes cotadas para dar vida a Gerda.

Fonte da juventude
Redmayne gravou o filme aos 33 anos e Alicia, aos 26. Mas Einar e Greta eram mais velhos. Na época dos eventos relatados no filme, ele tinha 47 anos e ela, 44. Ele foram casados por 26 anos.

Corrida pelo Oscar
A personagem Gerda, de Alicia Vikander, é tão importante quanto Einar/Lili. Mas os produtores inscreveram a atriz na categoria coadjuvante, pois acharam que ela teria mais chances de levar a estatueta.

-

VEJA O TRAILER DE "A GAROTA DINAMARQUESA"

Veja o trailer

Publicidade
Publicidade