Quase vegetariano e pró-ciclovias, Tripoli é candidato verde dos tucanos

No próximo domingo (28), o PSDB começa a definir seu candidato à Prefeitura paulistana; convidamos os três pretendentes à vaga para passear pela cidade e falar sobre seus planos

*

Ricardo Tripoli sempre foi um problema. Ao menos é o que dizia sua avó quando o menino levava cachorros de rua para casa. Décadas depois, a defesa dos animais tornou-se a plataforma mais popular do deputado federal com oito mandatos no currículo. Os hospitais públicos para cães e gatos vêm à mente de muitos paulistanos quando ouvem falar do tucano –o mais verde deles, segundo definição própria.

A medida é lembrada pela única pessoa que o aborda para falar de política durante o passeio com a sãopaulo no parque da Água Branca, na zona oeste. É um funcionário da Polícia Militar–a PM usa os estábulos do local para seus cavalos–, com quem o deputado conversa enquanto acaricia os bichos. "Um colega disse que era muito bom. Parabéns aí."

Apesar da popularidade da proposta, Tripoli, 63, é rosto pouco conhecido (sem selfies durante o passeio) e não tem apoios de peso. Empresário, João Doria é famoso fora do PSDB e tem o 'sim' de Geraldo Alckmin. Andrea Matarazzo é o candidato de FHC e Serra.

Arte
Propostas de Trípoli

A falta de apoiadores fortes não parece intimidá-lo. "Não quero ser candidato de A ou B. Sou fundador do PSDB. Quero ter apoio do filiado."

Sobre a fala de Doria, que se gabou das estratégias passadas a ele por Alckmin ante os meros cafezinhos oferecidos aos concorrentes, o deputado diz que o "o café com Geraldo foi uma delícia". "A conversa foi melhor ainda, para desespero dos adversários."

Enquanto Tripoli fala, galinhas cocoricam pelo parque. Mais cedo, ele havia tentado se aproximar, causando uma fuga em massa de pintinhos. O apego à temática ambiental e a longa vida pública são seus diferenciais, diz.

Na sua gestão, daria ênfase no diálogo com os paulistanos no centro e na periferia, algo que acha ter faltado em Haddad. "O PT veio pros Jardins e esqueceu a periferia."

Ele descarta a pecha elitista e conservadora que recai sobre a sigla. "O PT faz o mantra 'nós e eles', isso não existe na cidade." E completa: "Sou mais progressista do que muitos sujeitos em outros partidos."

O tucano leva o verde para a vida. Está tentando ser vegetariano. Diminuiu a carne e o frango, mas peixe está difícil. "Adoro um japonês..."

Publicidade
Publicidade