Noivas e Casamentos

Reverendo abençoa união entre casais gays e deve abrir igreja na Disney

Qual é a diferença entre a união de um casal gay e um casamento heterossexual? Na Igreja Anglicana de Santo Amaro, zona sul, é a mudança de uma frase e de um verbo. "Em nome de Deus eu te recebo", proferida nos 300 casamentos realizados pelo reverendo Aldo Quintão, em 2015, virou "Em nome do amor que eu sinto por você eu te recebo" nas cinco celebrações entre homossexuais feitas no ano passado.

Quintão prefere dizer que abençoa as uniões gays, em vez de afirmar que casa dentro da sua igreja frequentadores do mesmo sexo.

Gabriel Cabral/Folhapress
O reverendo Aldo Quintão, que abençoa união entre casais gays
O reverendo Aldo Quintão, que abençoa união entre casais gays

Além de fiéis homossexuais, ele une e abençoa outras combinações recusadas por algumas igrejas: já casou judeu com cristão, divorciado com solteira e muçulmano com cristão. Quando um casal de fés distintas o procura, ele tem uma resposta pronta: "É claro que caso! Você já é de Deus, e eu não sou dono de Deus".

O reverendo tem tinta preta no cabelo ("Tá precisando de um retoque"), usa camisas feitas sob medida por um fiel da igreja (no dia da entrevista, era uma de cor rosa-bebê) e calças jeans da marca Hollister, emprestadas do filho de 26 anos (ele pode ter, e tem, mulher e filhos).

A aparência é bem diferente de quando desistiu de ser padre em 1998 e rompeu com a Igreja Católica, na qual havia se ordenado. "Aprendi a me ouvir, a me respeitar com o tempo", diz ele, que chefia o único templo anglicano da cidade. Desde sua chegada, o orçamento quintuplicou com o aumento de dízimos.

A essência também, ele garante. A doutrina permitiu que desse vazão a seu liberalismo nos discursos dominicais. Um recente foi sobre como os neurotransmissores se reorganizam de maneira mais eficiente se seu dono prefere falar a verdade a mentir. Também já versou sobre aborto e microcefalia: "A mulher tem de ter direito a seu corpo e não ser tratada que nem uma bandida".

Os discursos são divulgados digitalmente, em informes semanais para uma lista de WhatsApp com centenas de pessoas. As redes sociais servem como cereja do bolo nupcial. Praticamente todas as uniões foram registradas com uma selfie que o reverendo faz com os noivos no altar.

Discursos improvisados fazem parte da marca do referendo. "Padre costuma ter papéis na mão, coisa feia", diz, antes de soltar um dos dois palavrões proferidos em uma hora.

O global Bruno Gagliasso ficou muito impressionado com a desenvoltura do texto do reverendo. No mês passado, gravou um vídeo com elogios e o postou na internet.

Quintão lembra que casou cinco parentes de Silvio Santos. Tira o iPhone do bolso e mostra uma foto que fez quando visitou o apresentador no condomínio onde mantém casa, em Orlando. É lá, perto da Disney, que deve abrir neste semestre uma filial com cem lugares, a "Vacation Church" —igreja de férias. "É para o brasileiro que está em viagem e, por exemplo, deseja se casar por lá."

Catedral Anglicana - r. Com. Elias Zarzur, 1.239, Santo Amaro, região sul, tel. 5686-2180, catedral-anglicana.org.br. Seg. a sex.: 10h às 18h. Sáb.: 9h às 19h. Estac. grátis.

Publicidade
Publicidade