Noivas e Casamentos

Doceira do Morumbi já fez bolos para festas de Xuxa, Faustão e Angélica

"Você está louca? Você tem que aceitar!" Com essa ligação, começou a carreira de Isabella Suplicy, que já fez bolos para Xuxa, Faustão e Angélica. Em 1995, ela havia voltado de Nova York, onde estudou confeitaria, e estava em São Paulo há cerca de uma semana quando recebeu a primeira encomenda: 5.000 docinhos para um evento na Daslu.

A reação de Isabella ao pedido de Eliana Tranchesi foi dizer educadamente "obrigada, mas não consigo".

Quase 21 anos atrás, ela não tinha cozinha nem funcionários. Com um telefonema, a cunhada a convenceu a mudar de ideia e produzir 5.000 tarteletes recheadas de damasco, café e coco "no fogão de quatro bocas" da casa da mãe.

Naquela época, Isabella fazia doces, salgados e também jantares, mas andavam a passos lentos os pedidos de bolos –hoje seu cartão de visitas. "Só ouvia que iam fazer uma pilha de bem casados e não precisavam de mais nada", diz.

"Sonhava em fazer castelos de bolos", relembra. Foi preciso insistir. "Sempre falava: o bolo está incluso no orçamento. Tinha certeza de que iam gostar." E gostaram.

Suas encomendas cresceram quando se descobriu que Isabella dominava o trabalho com pasta americana –cobertura à base de açúcar que pode ser modelada, ainda não muito comum por aqui.

Para atender à demanda, construiu uma cozinha de 60 m² na garagem da casa dos pais. Em 2004, mudou-se para o endereço atual: um espaçoso imóvel com jardim e área de produção, que fica no Morumbi.

É de lá que saem receitas como o bolo chiffon de chocolate com brigadeiro que nasceram com a técnica aprendida nos EUA e a inspiração do caderno de receitas da família da mãe. Naquele espaço delicado, decorado com louças e livros, Isabella só recebe suas clientes em três dias da semana.

No ritual, que dura cerca de uma hora, oferece uma bandeja com 47 docinhos para a prova e amostras de bolos montadas seguindo a combinação de massa e recheio indicada pela noiva e dentro do portfólio da casa. Uma enxurrada de telefonemas invade a sala –duas linhas que não param de tocar.

"Algumas clientes ligam imediatamente depois do pedido de casamento", explica. Como tudo na produção é artesanal e sem conservantes, a agenda é preenchida rapidamente. "Às vezes, ficam ofendidas porque não consigo atender, mas estou no meu limite", diz.

ISABELLA SUPLICY
Tel. 3726-1894. Seg. a sex.: 9h30 às 17h. Sáb.: 9h30 às 13h. Atendimento somente c/ hora marcada. cisabellasuplicy.com.br.

-

DOCES BÁRBAROS

Lucinha Cascão
Especialista na doçaria nordestina. Receitas locais, como bolo de rolo, são confeitadas e servidas em casamentos

Rossana Schrappe

Segue a tradição inglesa de bolos, que privilegia flores de açúcar feitas à mão. Outra característica do ateliê que leva seu nome é o uso de cores nas criações

Chico Zinneck
Foi um dos participantes do programa "Batalha dos Confeiteiros", de Buddy Valastro, o Cake Boss. Está à frente da Docices, que prepara bolos e docinhos para casamentos

Publicidade
Publicidade