Noivas e Casamentos

Sapateiro desenha calçados para noivas há 60 anos no centro de SP

Uma manhã cheia de neblina na estação da Luz da São Paulo da década de 1950. Um garoto de 15 anos salta de um trem, oriundo de São Caetano do Sul. Não quer morar mais na cidade, onde ajuda o pai, "curto de vista", a vender verduras nas ruas. Sonha com um trabalho na capital e acaba por conseguí-lo no mesmo dia, a dois quarteirões da Luz, numa rua que quase divide nome com sua cidade natal: São Caetano.

Era 6 de maio de 1958 quando José Lopez, hoje com 72 anos, vendeu sua primeira mule (sapato feminino) na São Caetano, que nem havia recebido ainda o título de "Rua das Noivas". Quem fosse à mesma via na manhã da última sexta-feira (26) ainda o encontraria lá, no mesmo ofício de comercializar sapatos —apesar de estar tratando uma pneumonia. "É a única coisa que sei fazer!"

Gabriel Cabral/Folhapress
O sapateiro José Lopez, 72, em sua loja na região central
O sapateiro José Lopez, 72, em sua loja na região central

Com seus cabelos brancos penteados para trás e óculos grossos, Lopez é o decano do conjunto de cinco quarteirões dedicados ao comércio nupcial. Trabalhou no imóvel do número 13, então loja Clark's, de 1958 até 1969. O número 49, Venizelos Calçados, foi seu endereço comercial de 1970 até 1993. Em 1994, empreendeu e abriu loja própria numa rua vizinha, a Dr. Pedro Arbues. Em 2006, o nome Lopez tornou à São Caetano: a família abriu a segunda butique própria no número 168.

A carreira vitalícia não foi bem um chamado, ele reconhece. "Aqui só tinha loja de sapato, na época em que vim." Lá pela década de 1970, o trecho começou a ficar conhecido entre noivas. "Eu sei vender sapato, ainda que não entenda nada de noiva, então decidi vender sapato para noiva."

O único arroubo criativo a que se permite é na hora de fazer a encomenda às fábricas. Bola alguns detalhes e pensa nos modelos mais confortáveis comercialmente, mas não projeta os pisantes. "Não dou pra isso. Gosto é de gente, de mascatear."

Vendedor bom de lábia, conseguiu fechar muito negócio e de quebra acabou convidado para centenas de casamentos. Nunca apareceu em um. "A patroa é 'meia' em cima. Agradeço e não vou", diz.

Nos últimos anos, passa na loja pela manhã e fica lá até depois do almoço. "Estou vendo as coisas andarem sem mim." A marca agora tem uma loja online, mas ele não participa da empreitada tecnológica. "Tenho internet em casa pra ver piada. Só", diz.

Algumas coisas, entretanto, nunca mudam: "Continuamos vendendo quase só sapato branco. É 70% branco, e o resto se divide entre prata velha e bege", conta. "Isso eu vou saber pra sempre!" "

LOPEZ CALÇADOS

R. São Caetano, 168, Luz, região central, tel. 3228-2304. Seg. a sex.: 8h às 18h. Sáb.: 8h às 16h. CC: todos. - www.lopezcalcados.com.br

Publicidade
Publicidade