Noivas e Casamentos

Ex-mordomo em Londres, designer de festas virou queridinho entre noivas

Em sua ventura como realizador de casamentos milionários, Renato Aguiar encontrou a sorte numa guerra, a do Golfo (1990-91). Em 1989, voou para a Inglaterra. "Porque lá é o berço do banquete." Estudou hotel & catering management.

"Durante a guerra, participei de eventos da família real que haviam sido transferidos, por segurança, do Palácio de Buckingham para outros lugares, como o hotel em que trabalhei", lembra ele, hoje aos 50 anos. Viu Diana, Charles e serviu gente como o príncipe Edward, Margaret Thatcher e Luciano Pavarotti. A realeza abriu-lhe as portas, especificamente as do triplex do cenógrafo da England Natural Opera, Stefanos Lazaridis, de quem foi ser mordomo. "Ele me ensinou o que é o luxo. A mesa de jantar tinha 36 lugares, mas um convidado bastava, pois poderia ser o Eric Clapton ou a Diana Ross."

Folhapress
Renato Aguiar em seu "QG" nos Jardins
Renato Aguiar em seu "QG" nos Jardins

De volta ao Brasil, ficou fácil organizar o aniversário da amiga de uma amiga da mãe. "Foi um escândalo. Todo mundo queria saber quem era o bofe que tinha chegado de Londres", brinca, falando sério.

A partir daí, abriu a RA Gastronomia (1994), o Buffet Renato Aguiar (1996), e, em 2006, com a caçula de suas três irmãs, a arquiteta Fernanda Aguiar, a Renato Aguiar Festas. "Sou um designer de festas", diz.

Em seu apartamento nos Jardins, que ele chama de "QG" —a empresa fica em Ribeirão Preto (SP), onde também mora— Renato prepara uma prova de flores e degustação para um casal de Florianópolis que vai se casar em setembro.

Sob um lustre Bacarat avaliado em R$ 80 mil, ali só para a ocasião, ele põe à mesa, adornada por uma cascata de celósias, castanhas, terrine de foie gras com amoras e queijo brie em crosta de pão para passar no favo de mel. "É uma das minhas marcas", gaba-se. Nos últimos dez anos, Renato fez os casamentos de Luciana Gimenez, Preta Gil, Fernando Torquatto e outras estirpes endinheiradas. "Não lido tanto assim com celebridades", afirma. "Mais com gente rica mesmo."

Também faz festas de aniversário, como a da blogueira Thássia Naves e a do empresário Olavo Setubal, mas são exceções. Detalhe: sua agenda está lotada até setembro de 2017. "

RENATO AGUIAR
p(tagline). Av. Dr. Antônio Uchoa Filho, 455, Jardim São Luiz, Ribeirão Preto, SP, tel. (16) 3519-4433. Seg. a sex.: 9h às 18h. Sáb.: 9h às 12h. Estac. grátis. (www.renatoaguiar.com.br )

Publicidade
Publicidade