Mostra gratuita celebra 80 anos de José Mojica Marins; veja programação

José Mojica Marins, cineasta que criou o personagem Zé do Caixão, comemora 80 anos neste domingo (13). Para celebrar, a Cinemateca Brasileira exibe obras de sua filmografia até 3/4.

As sessões ocorrem de quinta a domingo, e a entrada é gratuita.

Veja a programação com sinopses e escolha seu filme.

Cinemateca Brasileira - lgo. Senador Raul Cardoso, 207, Vila Mariana, tel. 3512-6111. Grátis.

DOMINGO (13)

18h - "Sexo e Sangue na Trilha do Tesouro"
Uma gangue de marginais sai em expedição pela floresta amazônica, onde procura um tesouro perdido. No meio do trajeto, contudo, os membros do grupo entram em conflito.

20h - "Encarnação do Demônio"
Depois de 40 anos preso em um manicômio, Zé do Caixão volta às ruas de São Paulo. Com a ajuda do corcunda Bruno e de outros aliados, ele continua a sua busca pela mulher que gerará um herdeiro.

*

QUINTA (17)

18h - "D'Gajão Mata para Vingar"
Um grupo de ciganos está acampado próximo a uma fazenda. Lá, o capataz Justino acidentalmente mata a filha do patrão. Ele joga a culpa nos ciganos e ordena um massacre. O sobrevivente D'Gajão, então, busca vingança e se esforça para resgatar sua noiva, sequestrada pelos fazendeiros.

20h - "Meu Destino em Suas Mãos"
Cinco crianças, cansadas do abuso que sofrem em suas respectivas casas, decidem fugir. Na estrada, elas têm apenas um violão e a cantoria de Carlito, o mais velho do grupo.

*

SEXTA (18)

19h - "Inferno Carnal"
Para viver em liberdade com o amante Oliver, Raquel traça um plano maldoso: joga ácido no marido Jorge, um cientista. Ele, contudo, sobrevive ao ataque e, após meses no hospital, volta para se vingar.

21h - "Delírios de um Anormal"
Um psiquiatra é constantemente atormentado: em delírios, ele vê a mulher sendo raptada por Zé do Caixão. Para se livrar das visões, ele procura a ajuda de José Mojica Marins, criador do personagem.

*

SÁBADO (19)

17h - "Mundo Mercado do Sexo"
Na véspera de Natal, um jornalista sai na rua, à procura de uma boa manchete para a edição do dia seguinte. Enquanto isso, sua mulher vai pedir dinheiro ao editor da publicação, para pagar o tratamento do filho que foi atropelado.

19h - "Demônios e Maravilhas - O Diabólico Reino de Zé do Caixão"
Neste documentário, Mojica lembra de momentos importantes de sua carreira e de sua vida, como sua prisão arbitrária, seu problema com alcoolismo e até sua suposta morte por alguns minutos.

21h - "Exorcismo Negro"
Quando o cineasta José Mojica Marins vai passar umas férias no interior, fenômenos estranhos começam a acontecer, aparentemente, ligados ao personagem Zé do Caixão.

*

DOMINGO (20)

18h - "A Virgem e o Machão"
Nesta comédia, um médico conquistador chega a uma pequena cidade e aceita o desafio de seduzir Maria Sorvete, a prostituta mais fria do local. Quando as mulheres dos apostadores ficam sabendo da brincadeira, resolvem se vingar dos maridos e tentam conquistar o médico. Mojica assina a direção com o pseudônimo J. Avelar.

20h - "Como Consolar Viúvas"
Aquiles d'Almeida Torres é um ator que vive de pequenos golpes. Quando descobre que três milionários morreram há seis meses em um acidente aéreo, ele decide se passar pelos falecidos. Interpretando fantasmas, Aquiles tenta arrancar dinheiro das viúvas, mas acaba seduzindo-as.

*

QUINTA (24)

18h - "Meu Destino em Suas Mãos"
Cinco crianças, cansadas do abuso que sofrem em suas respectivas casas, decidem fugir. Na estrada, elas têm apenas um violão e a cantoria de Carlito, o mais velho do grupo.

20h - "Estranho Mundo de Zé do Caixão"
Neste filme, Zé do Caixão narra três contos de horror: "O Fabricante de Bonecas", "Tara" e "Ideologia".

*

SEXTA (25)

19h - "A Estranha Hospedaria dos Prazeres"
Durante uma tempestade, um grupo de pessoas se abriga em uma hospedaria. Elas logo descobrem que estão mortas e que o local é uma espécie de purgatório.

21h - "Trilogia do Terror"
O filme é composto de três episódios macabros realizados por três cineastas: "Pesadelo Macabro", de José Mojica Marins, "Procissão dos Mortos", de Luiz Sérgio Person e "O Acordo", de Ozualdo Candeias.

*

SÁBADO (26)

19h - "Sexo e Sangue na Trilha do Tesouro"

21h - "O Despertar da Besta (O Ritual dos Sádicos)"
Em um experimento, um cientista injeta a droga LSD em quatro pessoas e analisa a como elas reagem à imagem de Zé do Caixão. Cada uma tem um delírio diferente, que envolve sadismo, sexo e perversão.

*

DOMINGO (27)

18h - "Mundo Mercado do Sexo"

20h - "Delírios de um Anormal"

*

QUINTA (31)

18h - "O Despertar da Besta (O Ritual dos Sádicos)"

20h - "Inferno Carnal"

*

SEXTA (1º/4)

19h - "À Meia Noite Levarei Sua Alma"
O cruel Zé do Caixão procura a mulher perfeita para gerar um herdeiro, já que sua companheira não pode ter filhos. Ele acredita que a namorada de um amigo pode ser a candidata ideal. Depois que ele a violenta, a mulher jura cometer suicídio e retornar dos mortos em busca de vingança.

21h - "Esta Noite Encarnarei no teu Cadáver"
Zé do Caixão continua em busca da mulher ideal que lhe dará o filho perfeito, desta vez auxiliado por seu criado corcunda Bruno.

*

SÁBADO (2)

19h - "Finis Hominis"
Um homem nu surge do mar e caminha por uma cidade, alterando o cotidiano dos habitantes. Os cidadãos o batizam de Finis Hominis e acreditam que ele seja uma espécie de salvador, que pode operar milagres.

21h - "Quando os Deuses Adormecem"
Quando os deuses se retiram, as forças do mal tentam dominar a Terra. Finis Hominis entra novamente em ação e tenta colocar ordem nas ruas de sua cidade.

*

DOMINGO (3)

18h - "Estranho Mundo de Zé do Caixão"

20h - "Encarnação do Demônio"

Publicidade
Publicidade