Com bilhete a R$ 40, ônibus só para turistas passa a circular em SP

Sidnei Santos/ SPTrans/Divulgação
Ônibus do Circular Turismo SP, que passará a oferecer passeios na cidade
Ônibus do Circular Turismo SP, que passará a oferecer passeios na cidade

Tão comum em Nova York e Londres, a cena de um ônibus de dois andares apinhado de turistas poderá se repetir nas ruas paulistanas. Está marcado para este sábado (12) o início do serviço que terá a missão de apresentar os cartões-postais de São Paulo. O cartão de embarque custará R$ 40.

O serviço funcionará todos os dias. De segunda a sábado, as viagens terão início às 9h, às 12h40 e às 16h. Aos domingos e feriados, às 10h, às 13h40 e às 17h. O ônibus —sim, por enquanto, há apenas um— partirá sempre da Estação da Luz, na região central.

Dali, o veículo vermelho cumprirá um percurso com as seguintes paradas: Mercado Municipal, República, Pacaembu, Paulista-Masp, Ibirapuera, Centro Cultural São Paulo, Liberdade, Pateo do Collegio e Theatro Municipal. Ao todo, o passeio deve durar três horas.

Durante o caminho, os passageiros receberão informações por meio de alto-falantes sobre a história e curiosidades dos locais visitados —em português, inglês e espanhol. Além disso, eles poderão fazer o download de dados com mais detalhes a respeito de cada um deles.

As paradas são vizinhas de espaços como o Catavento e a Estação Pinacoteca. O turista poderá visitá-los, pois as entradas nesses locais estão incluídas no passeio. A regra vale para o MAM, o Museu Afro Brasil, o Museu de Arte Sacra, o Museu do Futebol e a Pinacoteca do Estado.

Será permitido ao turista descer e permanecer por mais tempo em um dos museus. Com isso, ele terá de esperar o ônibus passar novamente nas paradas. O ingresso permite retornar para o veículo no período de 24 horas, contadas a partir do começo da viagem.

O ônibus será conduzidos apenas por mulheres. Com capacidade para transportar até 60 pessoas, o veículo tem ar-condicionado e rede wi-fi. A compra do bilhete deverá ser realizada diretamente no veículo, em dinheiro ou por meio de cartões de crédito e de débito.

Segundo a SPTrans (São Paulo Transporte), responsável pela criação do serviço em parceria com a SPTuris (São Paulo Turismo) e a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), mais veículos poderão entrar em circular até o fim deste ano.

Publicidade
Publicidade