Baterista Antonio Sanchez tocará 'Birdman' ao vivo no Ibirapuera

Essencial para o ritmo do longa, a trilha sonora de 'Birdman' —melhor filme do Oscar em 2015- será reproduzida ao vivo por seu compositor, o mexicano Antonio Sanchez, 44, no próximo domingo (3/4).

O baterista, que participa também do evento Brasiljazzfest na sexta (1º) e no sábado (2) —-não há mais ingressos—-, executará os ritmos durante a exibição do filme, de Alejandro Iñarritu, em um telão, na área externa do Auditório Ibirapuera.

Na apresentação, Sanchez vai do rock progressivo à música erudita, passando pela eletrônica e por ritmos latinos, e abusa dos solos de bateria.

O espaço já sediou eventos similares. Em 2015, durante a Mostra Internacional de Cinema, o clássico "Meu Único Amor" teve acompanhamento da Orquestra Sinfônica de Heliópolis.

O trabalho, diz Sanchez, não é tão difícil quanto parece. "Durante a exibição, há longas pausas", diz. Para não se perder entre as cenas, o baterista segue um monitor. "Enquanto todos veem a telona, eu olho uma telinha com a marcação do tempo do filme". Ele também improvisa bastante, e disso resultam apresentações únicas —já foram cerca de dez eventos do gênero.

O músico diz que sua única regra é não distorcer o efeito original criado no longa. "'Birdman' é a estrela. Não estou ali para ofuscar o trabalho, mas para ajudá-lo." Ele diz já ter perdido a conta de quantas vezes viu o filme, mas, mesmo assim, ainda descobre novidades. "É igual a um bom livro: a cada leitura, vemos coisas que tinham passado despercebidas".

Ganhador do Grammy pelo trabalho, Sanchez afirma receber mais propostas do cinema hoje. Uma oferta que ainda não aceitou -por falta de tempo- é a de um documentário sobre o partido espanhol Podemos.

Projetos interessados em contar com seu talento devem atender a alguns requisitos: identificação e possibilidade de agregar artisticamente à obra. "Não estou interessado em fazer a trilha do próximo Batman. Nem conseguiria fazer isso direito!"

Auditório Ibirapuera Oscar Niemeyer - plateia externa - pq. Ibirapuera. Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, portões 2 (pedestres) e 3 (veículos), Parque Ibirapuera, região sul, tel. 3629-1075. 15 mil pessoas. Dom. (3): a partir de 18h30. 90 min. 16 anos. Estac. (sistema Zona Azul - portão 3). GRÁTIS

Divulgação
O baterista mexicano Antonio Sanchez
O baterista mexicano Antonio Sanchez, 44
Publicidade
Publicidade