Drama islandês 'Desajustados' leva o bullying para a fase adulta

Depois de ter sido um dos destaques da 39ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo —que trouxe longas nórdicos—, o islandês "Desajustados" estreia no circuito.

O drama retrata Fúsi, interpretado por Gunnar Jónsson, um homem obeso, na casa dos 40 anos, que mora com a mãe e o padrasto. Ele se incomoda em ter de testemunhar o novo romance da matriarca, mas, ainda assim, prefere permanecer no lar, onde se distrai ao brincar com miniaturas de tanques de guerra e com carrinhos de controle remoto.

Fúsi tem uma boa razão para manter-se afastado da sociedade: mesmo com todo seu tamanho, ele sofre com o bullying dos colegas de trabalho em um aeroporto.

Divulgação
Cena de "Desajustados" ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Gunnar Jónsson em cena de "Desajustados", roteirizado e dirigido por Dagur Kári

A vida do protagonista muda quando ele conhece duas mulheres. A primeira é a pequena Hera, filha de seu vizinho. Fúsi tem afinidade com ela por causa de seu lado infantil —mas o pai da menina não vê a relação com bons olhos.

Quando a mãe de Fúsi o obriga a participar de aulas de dança, ele conhece Sjöfn, bem-humorada e aparentemente muito feliz. No entanto, descobre que a mulher esconde transtornos psicológicos. A partir daí, Fúsi, que sempre fora marginalizado, se dispõe a ajudar alguém em uma situação similar à sua.

"Desajustados" arrebatou três prêmios no Festival de Tribeca, em Nova York, em 2015: melhor filme, direção (para Dagur Kári) e ator.

Veja salas e horários

ASSISTA AO TRAILER DE "DESAJUSTADOS"

Veja o trailer

Publicidade
Publicidade