Mulheres comandam ônibus de passeio turístico e ganham elogio

Regiane Guirado dá boas-vindas aos passageiros como se abrisse as portas de casa. Ela é uma das quatro selecionadas para dirigir a dupla de ônibus turísticos, um deles de dois andares, que passou a rodar por São Paulo neste mês.

O projeto é iniciativa conjunta da SPTrans, da CET e da SPTuris. O estilo é o "hop-on, hop-off" —o turista pode subir e descer em vários pontos do trajeto — e são só mulheres ao volante. "Tem de ir devagar e ter paciência. Isso, só mulher, né?!", diverte-se a motorista.

O transporte circula em três horários, entre 10h e 17h, com saída da Estação da Luz. O percurso contempla 11 paradas e é possível embarcar em qualquer uma delas dentro de 24 horas. De acordo com a condutora Regiane, durante a semana, a mais cheia é a segunda viagem, às 13h40.

São cerca de três horas dentro do ônibus e exatos cinco minutos de parada em cada ponto, o que pode ser cansativo para quem já conhece as atrações. Caso leve mais tempo na visita, o turista deve esperar o próximo carro, que demora cerca de uma hora e meia.

Quando a sãopaulo acompanhou o passeio, alguns desistiram de descer ao saber do tempo para o próximo ônibus e tiraram fotos dali mesmo. A SPTrans diz que estuda aumentar a frota —até aqui, foram mais de 530 passageiros.

Informações históricas e curiosidades são ouvidas em português, inglês e espanhol por meio de alto-falantes. Em alguns momentos do passeio, no entanto, a gravação não estava sincronizada.

Mas para a aposentada Eunice Paiva Zandoná, o que chamou a atenção mesmo foi a motorista: "Ela é muito cuidadosa, você precisa escrever isso!".

Estação da Luz. Pça. da Luz, 1, tel. 0800-55-0121. Seg. a sáb.: 9h, 12h40 e 16h. Dom.: 10h, 13h40 e 17h. Livre. Ingr.: R$ 40.

Publicidade
Publicidade