Fernanda Young explora cultura da madrugada paulistana em nova série

A madrugada na cidade que nunca dorme pode ser bem silenciosa. Mas, quem olha com atenção e procura nos lugares certos sabe que é possível esbarrar em gente transbordando criatividade enquanto a maior parte dos paulistanos dorme. E a partir da quinta (14), a escritora e apresentadora Fernanda Young ajuda a encontrar essa galera, na websérie Madrugada Desperada. Ao longo de oito episódios, lançados no YouTube pelo canal Urban Feed, o programa mostrará o processo criativo de artistas plásticos, fotógrafos, agitadores culturais, entre outros, e sua relação com a madrugada e o espaço público de São Paulo.

Divulgação
O Coletivo Bailistas, entrevistado pela apresentadora Fernanda Young em nova websérie.
O Coletivo Bailistas, entrevistado pela apresentadora Fernanda Young em nova websérie.

Os personagens da série documental, paga pela marca de cerveja Desperados, são figuras carimbadas na noite da cidade, como os criadores do coletivo de festas performáticas Venga Venga; o artista plástico Leandro Dário, que instala obras em crochê por praças da cidade e o Coletivo Rolê, formado por fotógrafos que saem pelas madrugadas para registrar espaços públicos.

"Estou tendo um pico de otimismo porque, entrevistando esses artistas, eu percebo que há pessoas fazendo coisas pelo simples exercício poético e pela necessidade de fazer alguma diferença em uma cidade que pode ser tão dura como São Paulo", diz Young à sãopaulo, que acompanhou uma das madrugadas de gravação. Na ocasião, os entrevistados eram os integrantes do grupo Bailistas, que mistura dança, fotografia e vídeo em seus trabalhos.

ASSISTA AO TRAILER DA SÉRIE:

Trailer da série

"Tenho sentido cada vez mais que o brasileiro está ocupando as ruas, independentemente de que forma. A claustrofobia de ficar enfornado o tempo todo cria a necessidade dessa efervescência, de ter muita coisa para mostrar, para falar", diz o diretor da série, Tom Stringhini.

"Berlim é um exemplo disso: a arte de rua já tomou conta da Alemanha. E eu senti que existe potencial em muita gente que está fazendo isso aqui no Brasil."

A série será divulgada aos poucos, sempre no YouTube. Serão três episódios no dia 14 e, depois, um por semana, sempre às quintas.

A escolha da internet como plataforma única de lançamento é embasada, segundo os responsáveis pela produção, por uma pesquisa com jovens entre 18 e 24 anos. De acordo com os dados, para este grupo, a televisão deixou de ser o meio principal de entretenimento.

Publicidade
Publicidade