Festival leva performances para sete pontos de São Paulo

Durante quatro dias —começando nesta quarta (27)—, sete pontos de São Paulo, como a Oficina Cultural Oswald de Andrade, o viaduto do Chá e a praça Tiradentes, recebem performances de mais de 30 artistas, entre nomes nacionais e estrangeiros.

As apresentações são parte da programação da primeira edição do Festival La Plataformance - Resistência em Rede. O evento, criado pelo grupo homônimo residente há cerca de um ano na Oficina Cultural Oswald de Andrade, nasceu da vontade de, para além de criar uma mostra, intensificar a relação de criação entre os artistas do gênero performático.

"Participam pessoas que seguem dando continuidade às suas produções, apesar de não existirem políticas públicas específicas para a performance", afirma a baiana Jaqueline Vasconcellos, uma das organizadoras do festival.

São artistas como os brasileiros Rodrigo Munhoz, Alohá Queiroz e Janaina Carrer, a norte-americana Marilyn Arsem e o ítalo-inglês Manuel Vason.

Vasconcellos explica que os espaços onde acontecerão as performances foram escolhidos pensando na relação deles com as ações. "Nas imediações da praça da Luz, que é uma área de prostituição, por exemplo, serão apresentados trabalhos que têm a ver com feminismo e políticas de gênero [como "Não Alimente os Animais"]", comenta.

Confira ao lado a programação do primeiro dia, quarta (27).

Oficina Cultural Oswald de Andrade

R. Três Rios, 363, Bom Retiro, região central, tel. 3222-2662. Qua.: 10h às 20h. 16 anos. GRÁTIS

10h - "Ação sem título", de Rafael Couto (RJ)
10h - "Intimidade Instantânea", de Roberto Rezende (AL/SP)
14h - "DÓCIL - Jogos Para Virar Coisa", de Letícia Maia (SP)
16h - "Posses Obscenas", de Sol Cassal (SP)
17h - "Projeto Cartas", de Vicente Martos (SP)
18h - Mostra de videoperformances
19h - "Retenção", de Júlia Sarmento (CE)
20h - "(Haste-Ar)", de Márcio Vasconcelos (SP)
20h - "Silêncio", de Maíra Vaz Valente (SP)

Publicidade
Publicidade