Depois de financiamento coletivo, refugiado sírio abre restaurante em SP

Depois de ter criado uma página no Facebook para divulgar seu cardápio, ter ficado conhecido, dado entrevistas, e por fim, ter feito meses de financiamento coletivo, o refugiado sírio Talal Al-tinawi vai abrir seu restaurante nesta sexta-feira (29), em São Paulo.

A casa, localizada no Brooklyn, vai servir de pratos clássicos –como tabule, homus, esfihas e kibes– a receitas menos conhecidas no Brasil –caso do hira bisbaou (uma massa com lentilhas e melaço de romã) e do maqluba (com arroz, berinjela frita, carne moída e pimenta).

Na inauguração, haverá três pratos especiais (um de carne, outro de frango e uma terceira opção vegetariana). "Vou fazer também três tipos de sanduíche, de cafta, kebab –churrasco sírio– e de falafel", contou Talal à Folha.

Ele começou a vender receitas típicas –preparadas por ele e seu filho em um apartamento no Brás– por telefone, aceitando encomendas pelo Facebook e Whatsapp. Antes de chegar ao Brasil, em 2013, Talal não tinha o costume de cozinhar –atividade que ficava a cargo de sua mulher, Ghazal.

No ano passado, com o aumento do número de pedidos, ele começou um financiamento coletivo no site Kickante, que juntou cerca de R$ 11 mil além da meta de R$ 60 mil, com o objetivo de abrir um restaurante.

Até foi considerada a opção de um food truck –que seria especializado em kibes e falafel–, mas Talal mudou de ideia diante da demora da documentação e dos preços altos. "Além disso, restaurante é um lugar fixo, para o futuro acho bem melhor", diz.

A inauguração da esperada casa começa às 16h e promete ser animada. Cerca de 300 pessoas confirmaram presença no evento no Facebook e Talal espera receber entre 500 e 600 visitantes –para dar conta da demanda, ele contratou cinco funcionários fixos.

O evento contará ainda com a presença de um calígrafo árabe e de um cantor sírio, que apresentará músicas sobre seu país, ambos convidados pelo anfitrião.

FUTURO

Antes do restaurante, Talal também recebia dezenas de doações para refugiados sírios que moram no Brasil. Com a mudança do Brás, bairro que concentra muitos refugiados, para o Brooklyn teve que parar de receber as contribuições.

Como próximo passo, Talal quer ter seu diploma de engenheiro mecânico reconhecido por alguma universidade brasileira –ele tentou em uma faculdade do Paraná, mas não conseguiu e, agora, pretende fazer um teste na Universidade Federal Fluminense (UFF). Para o futuro, pensa em voltar a trabalhar como engenheiro e, quem sabe, abrir outro restaurante "mais moderno".

*

Talal Culinária Síria
Onde r. das Margaridas, 59, São Paulo
Quando inauguração na sexta (29), às 16h
Mais talalculinariasiria.com

Publicidade
Publicidade