mães e crias

Mamães paulistanas falam sobre os desafios dos nove meses de gestação

Nove meses, 42 semanas, mais ou menos 290 dias. Neste intervalo de tempo, dos pés à cabeça, o corpo todo, literalmente, entra em transformação. Não só ele. A rotina da futura mamãe também precisa se adaptar a uma nova realidade, que inclui uma bateria de exames, mudanças na dieta, nas atividades físicas e até mesmo na vida sexual. Ser mãe não é tarefa fácil, como atestam nove paulistanas, cada uma delas em um período de gestação. Todas elas, porém, não escondem os motivos que fazem do próximo domingo (8), Dia das Mães, uma data tão especial.

Arte Folha
Arte especial Dia das Mães - mês 1
Dicas para o primeiro mês de gestação

Joyce Kissmann Leal de Medeiros, 35
"Depois de um ano e meio tentando engravidar, como você recebeu a notícia de que está esperando um filho?" A professora Joyce Kissmann Leal de Medeiros, 35, fez uma pausa e respondeu: "É uma longa história, mas, tive medo e fiquei preocupada". Em uma consulta de rotina, a médica solicitou uma série de exames. A ultrassonografia da mama detectou um nódulo no seio direito. "A ginecologista foi logo dizendo que era câncer", relata. Junto com o diagnóstico, a recomendação: engravidar estava fora de cogitação. "Surtei! Fiquei desesperada", lembra. Joyce foi submetida a uma biópsia. Durante o procedimento, sentiu-se mal. Antes mesmo de saber o resultado, testes de gravidez comprovaram uma suspeita: "Estava grávida e nem sabia se tinha câncer". A agonia durou três dias. Novos exames trouxeram alívio à futura mamãe. "Não era maligno", conta. A boa notícia foi uma libertação para a paulistana da Granja Julieta, que se apoiou na terapia e no marido para a semana mais difícil de sua vida até agora. "Foi o momento de, finalmente, curtir a minha gravidez."

*

Arte Folha
Arte especial Dia das Mães
Dicas para o segundo mês de gestação

Nathália Palma de Carvalho, 31
Difícil conter a felicidade de Nathália Palma de Carvalho, sorriso estampado no rosto durante a entrevista. Aos 31 anos, a publicitária alimentava um sonho desde a primeira semana de namoro com o marido, Luís Alexandre, há mais de cinco anos: ser mãe. Não é que o presente veio em dose dupla? E não se trata de gêmeos. O casal aguardava o processo de adoção de uma criança desde novembro de 2015. Em março deste ano, veio outra boa nova: Nathália estava grávida de uma menina. Apesar de opiniões alheias, que questionavam se não era o momento de desistir da adoção, a paulistana da Vila Nova Conceição bateu o pé e seguiu firme com seus planos. "Sempre quis adotar", diz ela. "Já me sinto grávida desse filho", emociona-se. Nathália não sabe o sexo, a etnia nem a idade do novo pupilo, que vai chegar antes da irmãzinha, Sofia. A ansiedade é tanta que já até montou o quartinho dos pequenos. Sim, os dois vão dividir o mesmo espaço e, é claro, o coração da nova mamãe.

*

Arte Folha
Cuidados na gravidez. Arte especial Dia das Mães
Dicas para o terceiro mês de gestação

Tássia Siegl de Godoi, 31
"Vai ser menina ou menino?" A resposta, a coordenadora de marketing Tássia Siegl de Godoi, 31, não quer saber. Prefere a surpresa da hora do nascimento. "É um desejo do meu marido", conta. "Já que não fizemos isso com o primeiro filho", diz, referindo-se a Antônio, de apenas um aninho. Nos próximos exames de ultrassom, quando já será possível descobrir o sexo do bebê, Tássia já tem em mente o que irá fazer. "Vou fechar os olhos", brinca. Como toda mãe, tem lá seus pressentimentos: "Acho que vai ser menino", palpita. Leva a mão à barriga e diz, emocionada: "Estou sentindo". Diante dessa indecisão, ela e o marido optaram por uma cor neutra na decoração do quarto do bebê. Quando sai às compras, a tentação é grande, e Tássia vive se "policiando": vestidinho rosa ou macacãozinho azul? Difícil escolha."Bate uma curiosidade de tempos em tempos, mas gosto desta experiência", afirma. No fundo, no fundo, porém, nas palavras dessa mamãe, "é um alívio não ter que se preocupar com o enxoval desde já".

*

Arte Folha
Cuidados durante a gravidez
Dicas para o quarto mês de gestação

Lia Camargo, 30
De maquiagem nude, vestido cinza e colete da mesma cor, a blogueira Lia Camargo desabafa: a gravidez lhe presenteou com um problema típico de adolescentes. "Minha pele ficou oleosa", lembra. "Saiu até espinha!" Acostumada a falar de moda e beleza para uma legião de quase 1 milhão de seguidores, Lia conta que a reação hormonal afetou sua rotina profissional. "Mal conseguia gravar vídeos e fazer fotos para postar." Aos 30 anos, ela espera seu primeiro filho. As mudanças, porém, não se restringiram ao corpo: a pauta do seu blog, "Just Lia", também ganhou novos contornos. Entre makes e penteados, agora escreve também sobre maternidade. "Dou dicas de looks para gestantes e falo até da decoração do quarto do bebê", empolga-se. Tem mais: o nome de seu filho desperta a curiosidade dos leitores. Entre as apostas, estão: Enzo, Erick e Rodrigo. E nem adianta perguntar qual será a sua escolha. "Só no blog", despista. Sempre conectada ao mundo virtual, uma coisa já é dada como certa por Lia: "Se meu filho não for 'tech', vai ser um pequeno nerd", brinca.

*

Arte Folha
Cuidados durante a gravidez
Dicas para o quinto mês de gestação

Thais Guin Catanzaro, 31
Se perguntarem para Thais Guin Catanzaro, 31, o que ela pretende ganhar de presente no próximo domingo (8), a resposta certamente virá em apenas duas palavrinhas: "day off" -em bom português, "dia de descanso". Grávida de sua segunda filha, Thais resolveu tomar uma decisão radical: largou o emprego na área de plataformas sociais para cuidar de sua primogênita, Bruna, há dois anos. "Foi a mais difícil que tomei, porque amava o meu trabalho", conta. "Agora, sou mãe." O que, convenhamos, já é muita coisa. Comparando as duas gestações, Thais afirma se sentir mais confiante e segura. Tanto que, mesmo com um barrigão, resolveu se aventurar em dos principais paraísos terrestres do planeta: o arquipélago de Fernando de Noronha, em março deste ano. Detalhe: só ela e o maridão. "Decidimos não levar a Bruna para poder descansar e fazer uma pequena lua de mel antes da chegada do segundo bebê." Foi a última viagem que fez. Mais um bom motivo para que o Dia das Mães seja um dia especial de descanso!

*

Arte Folha
Cuidados durante a gravidez
Dicas para o sexto mês de gestação

Fernanda Guerreiro, 29
Apaixonada por viagens, Fernanda Guerreiro, 29, já foi para Santiago, Buenos Aires e, seu destino favorito, os EUA, onde ficam os parques da Disney. Também, pudera: foi em uma casa temática do Mickey, em Orlando, que a Manuela, primeira filha da hoteleira, foi concebida. Desde de outubro de 2015, Fernanda aboliu, ao menos temporariamente, alguns destinos do Brasil, por causa da epidemia de zika. "Foi recomendação médica", diz ela. "Desde quando descobri que estava grávida fui orientada a evitar lugares com focos do mosquito. Até parei de visitar alguns parentes que moram longe, para não correr riscos", conta. A mãe já faz planos para a pequena. Nos primeiros anos de vida de Manuela, Fernanda deseja que a filha experimente os encantos do interior -ela nasceu em Águas de São Pedro (SP), onde vivem os avós maternos de Manu. "Quero que ela tenha um pouco da infância de quem cresce no interior, de brincar na rua e andar com os pés no chão", diz, saudosa. É claro que há, digamos, planos mais "ambiciosos", como visitar a Disney. Enquanto esse dia não chega, para entrar no clima, ela já tem em mente o tema da festa de um aninho: "Será da Minnie!", conta, empolgada.

*

Arte Folha
Cuidados durante a gravidez
Cuidados durante a gravidez

Akemi Maitê Goulart Hotoshi, 34
"Vida bela"! Este é o significado de Miya. É assim que vai se chamar a primeira filha de Akemi Maitê Goulart Hotoshi, 34. A essência oriental não se restringe à escolha do nome de sua herdeira. Descendente de japoneses, a designer adota ensinamentos de sua cultura paterna em sua rotina de gestante. "Estou confeccionando enfeites do quarto dela", diz. "Também comecei a não usar sapatos dentro de casa", enfatiza, explicando que o hábito pode trazer sujeira e doenças. Entre outras lições de vida, a paulistana do Tatuapé, na zona leste, quer que sua pequena saiba a origem dos produtos e alimentos. E mais: deseja ainda que a criança siga a "filosofia do consumo consciente". "O mundo está meio caótico, mas acredito nas próximas gerações." Sobre o "lado B" da maternidade, Maitê conta que está sofrendo por causa de algumas restrições. "Não vejo a hora de poder comer peixe cru", brinca. Desejo de grávida é mesmo algo incontrolável: a lista inclui ainda doces (vários) e, acredite, limão (sim, a fruta azeda pura).

*

Arte Folha
Cuidados durante a gravidez
Dicas para o oitavo mês de gestação

Agata Cardoso de Moraes, 22
Caótica, suja e abarrotada, São Paulo é um lugar que todo mundo ama odiar. A maior metrópole da América do Sul tem uma lista gigantesca de atrativos que seduzem moradores e forasteiros, mas para a modelo Agata Cardoso de Moraes, a capital paulista já deu! "Não é lugar para criar uma criança", diz ela. Apesar de ter apenas 22 anos, a modelo conhece bem os caminhos da maternidade. É mãe de Jorge, 3, e, em poucas semanas, dará à luz a Bento." Já decidi, mesmo com as oportunidades profissionais, vou criar meus filhos em uma cidade pequena", afirma. "Lá, eles terão mais qualidade de vida." Com 64 kg, olhos castanhos e cabelos raspados, a moça marcou sua despedida da cidade com um ensaio fotográfico feito para a sãopaulo. Seu destino, ao menos de morada, já está traçado: Ilha Comprida (SP), onde vivem seus parentes. A ideia é que seus pequenos se divirtam nas paisagens litorâneas, enquanto ela traça uma nova meta para o futuro. "Quero continuar modelando e voltar para São Paulo para alguns 'jobs'", planeja. Os 250 km que separam as duas cidades só serão obstáculos na hora em que a mãe precisar deixar os filhos, mesmo que por alguns dias, para trás.

Agradecimento: HDA Models

*

Arte Folha
Cuidados durante a gravidez
Dicas para o nono mês de gestação

Carolina Morinaga, 24
Durante mais ou menos 3.285 dias (nove anos), Carolina Morinaga, 24, aboliu a carme da sua dieta. Adepta a filosofias alternativas, como a permacultura (valorização de ambientes sustentáveis e produtivos), teve uma recaída quando passou perto de uma churrascaria paulistana. O cheiro de carne assada tomava conta da rua. Carol não segurou a tentação. O desejo de mãe falou mais alto: "Estava no quinto mês, entrei no restaurante e pedi logo uma costela", conta, entre risos. Não pense que ela abriu mão de seus princípios. "Ainda quero ter uma terra para poder cultivar meu próprio alimento", ressalta. Ao contrário da maioria dos partos no Brasil, o de Carolina será natural: mamãe ainda não sabe se será na banheira, no chuveiro, no banquinho ou até mesmo na cama. Para encarar essa experiência, ela pratica meditação e ioga, além de participar de palestras e cursos sobre parto humanizado. Entre uma aula e outra, costura as fraldas do filho. "Quero banir as descartáveis para tentar reduzir o lixo acumulado no nosso planeta."

Publicidade
Publicidade