Repórter maquia modelos para a SPFW e conta os bastidores

São seis da manhã e esta repórter mal consegue pronunciar seu nome completo. Dentro do salão C.Kamura, o exército de maquiadores da M.A.C já está a posto para receber cerca de 30 modelos para o desfile do estilista Vitorino Campos na São Paulo Fashion Week.

Somos dez profissionais e uma jornalista convidada para ser maquiadora por um dia. Recebemos os produtos que serão destaque no desfile: batom brilhante, que fará as vezes de iluminador, e glitter. "É uma mulher iluminada e que traz uma chuva de estrelas no rosto", diz Fabiana Gomes, maquiadora sênior da marca.

Os menos experientes preparam a pele (estou entre eles) e os mais versados aplicam o glitter. O brilho é o protagonista. Pode ser o apogeu ou a derrota de um maquiador.

Por ser muito leve e grudento, o detalhe nas têmporas pode acabar transformando as modelos em passistas de Carnaval.

No restante, a pele precisa estar leve e com ar saudável. A maquiagem-não-maquiagem é um hit, diferentemente do que bomba no Instagram.

Parece simples, certo? Só que não. Em vez de cobrir a pele com o produto, a ideia aqui é criar finas camadas. Fabi quer mais do que naturalidade, ela quer que os poros apareçam de forma saudável —saúde complexa de emular após dois dias de desfiles. O tira e põe de maquiagem deixa a pele das modelos sensíveis e muitas estão avermelhadas.

Em algum momento, precisei ser corrigida pela chefe: "A pele dela está bebendo toda a água da base", dizia enquanto espirrava uma bruma de água hidratante no rosto da modelo. Invisível aos olhos leigos, a pele aceitou a hidratação e ganhou viço.

"Temos mais quatro minutos", grita a organizadora. As modelos são "entregues", os produtos voltam para as malas e o exército vestindo preto ruma para o próximo desfile.

*

Brilha muito
O brilho é essencial. Aparece mais descarado, com glitter, mas está também na textura do gloss. Na pele, vale usar bastante iluminador

Cadê o blush?
As modelos surgem com pele bastante natural e sem blush. A cor (bem pouca) é usada só como truque para levantar as maçãs do rosto

Olho nada —mesmo
Os olhos de boneca vão para o fundo da gaveta. Os cílios são modelados com curvex ou com uma camada bem sutil de máscara

*

Cinco maquiadores para ficar de olho

1. Henrique Martins, 30
É uma das principais estrelas da nova geração. Maquiava amigas e amigos, passou a trabalhar na M.A.C, estourou no mundo fashion e, em 2015, assinou a beleza do último desfile da top Gisele Bündchen, para a Colcci. Sabrina Sato, Ivete Sangalo, Juliana Paes e Anitta passam constantemente por suas mãos (e pincéis). Martins conta que sua marca é fazer uma pele leve e iluminada.

@HENRIQUEM85

2. Marcos Costa, 49
Costa entrou pela primeira vez num backstage em Paris, em 1990, quando era assistente de maquiador e participou do desfile de Christian Lacroix. Conhecido por trabalhar muito com cores e por sempre trazer teatralidade para as passarelas, ele já fez fumaça e bolinhas de sabão saírem da cabeça das modelos. Participa da semana de moda paulistana "desde que ainda não chamava SPFW", quase sempre assinando os desfiles de Lino Villaventura e Ronaldo Fraga. Maquiador oficial da Natura, roda o Brasil dando cursos, mas diz nunca abandonar suas clientes, as mulheres comuns. "Elas são as mais fiéis", diz.

@REALMARCOSCOSTA

3. Celso Kamura, 53
Está nos desfiles brasileiros desde os primórdios, quando a SPFW ainda se chamava Phytoervas Week. Sempre ao lado do estilista Alexandre Herchcovitch, Kamura já pintou os modelos de caveira (com direito a cabeça raspada) e trançou o cabelo de todas as modelos —com três trançadeiras por garota. Neste ano, Herchcovitch deixou a marca homônima e foi para a À La Garçonne, levando Kamura junto. Transitar entre o mundo fashion e o do salão é a principal característica do cabeleireiro e maquiador da presidente Dilma Rousseff. Angélica e Grazi estão entre suas clientes estreladas.

@celsokamuraoficial

4. Fabiana Gomes, 41
Nascida em Curitiba, veio para São Paulo aos 21 anos. Foi garçonete e vendedora do estilista Lino Villaventura até 2002, quando a M.A.C de que hoje é maquiadora sênior, chegou ao Brasil. No ano seguinte, já desfilava no basckstage da SPFW como representante da marca. Tem uma capacidade impressionante de encontrar o tom de base certo para as pessoas com apenas um olhar. Fabi ama criar maquiagens naturais, mas sonha em fazer "coisas mais loucas". Nos último anos, além das passarelas de São Paulo, também participa das semanas de moda de Paris (França) e Nova York (EUA).

@f.a.b.i.a.n.a.g.o.m.e.s

5. Max Weber, 42
"Eu venho de um tempo em que o fashion era estranho, até feio. Mas por mais que causasse estranheza, [a minha maquiagem] sempre teve o equilíbrio e a minha mulher sempre foi bonita", afirma o maquiador. Há mais de dez anos na SPFW, Weber já cuidou de tops como Naomi Campbell —e sua lista de clientes vai de Ivete Sangalo a Glória Maria. Depois de anos maquiando para capas de revistas e passarelas, agora também atende mulheres comuns no salão C.Kamura. Sua marca: pele perfeita, iluminada e bem contornada.

@maxwebertotalbeauty

Publicidade
Publicidade