O Melhor de São Paulo - Serviços

Lavoisier assume liderança na preferência por laboratórios em SP

Há 65 anos, três estudantes de medicina e um químico decidiram fundar um laboratório de exames. Assim nascia o Bio-Ciência Lavoisier, homenagem ao francês Antoine de Lavoisier, cientista considerado o pai da química moderna.

O laboratório perdeu o primeiro nome, manteve o sobrenome e, assim como a célebre frase que imortalizou o químico francês ("Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma"), se modificou, ampliou os serviços de exames laboratoriais e diagnósticos por imagem.

Em 1999, quando tinha 14 unidades, o Lavoisier foi incorporado ao Delboni Auriemo. No ano seguinte, as duas marcas passaram a integrar a Dasa, maior empresa prestadora de serviços de medicina diagnóstica da América Latina.

Os irmãos Lavoisier e Delboni apareciam, no ano passado, empatados tecnicamente com o concorrente Fleury no topo da lista de preferência dos paulistanos, segundo pesquisa Datafolha. O cenário mudou.

Em novo levantamento, realizado pelo instituto em março deste ano, o Lavoisier passou a ocupar sozinho a liderança, com 20% -dois pontos percentuais a mais em relação a 2015.

Com foco em São Paulo, o laboratório atende clientes de todas as classes sociais. O radar aumentou ainda mais há dez anos, quando um programa criado pela empresa, o Lavoisier Popular, passou a mirar os clientes sem plano de saúde.

"O Lavoisier Popular busca garantir medicina diagnóstica de qualidade à população que não possui plano de saúde, por meio de preços competitivos. Não usamos descontos como estratégia e, sim, uma tabela de preços populares já calculada para ser acessível", diz Emerson Gasparetto, diretor-executivo do Lavoisier Laboratório e Imagem. "Muitas vezes, um exame mais caro, como uma tomografia, pode ser viabilizado para uma família de classe média por meio dessa tabela de preços diferenciada."

Apesar da retração na economia, o Lavoisier mantém seus planos de expansão na região metropolitana. A ideia é abrir 15 unidades em 2016.

Enquanto amplia a sua rede, o laboratório vê crescer a procura pelos seus serviços neste ano, com o surto de gripe H1N1.

"Foram vendidas aproximadamente 20 mil vacinas. Foi a maior procura que já tivemos. Calculamos que foi 50% maior do que em 2014, o ano de maior volume em nossa série histórica", diz Gasparetto.

Campanhas de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce na saúde da mulher e em doenças como colesterol, câncer de próstata, e parcerias sociais também são algumas das iniciativas realizadas pelo laboratório.

No ano passado, o Lavoisier fez uma parceria com o Instituto Projeto Neymar Jr., associação privada que se dedica a causas sociais, e passou a oferecer exames de medicina diagnóstica a crianças que moram nas comunidades carentes da Praia Grande (SP). Uma unidade da rede funciona dentro do instituto atendendo os pequenos cadastrados no projeto.

*

Para saber +

  • Fundação: 1951
  • Unidades: 93 unidades na região metropolitana de São Paulo
  • lavoisier.com.br; tel. (11) 3047-4488

*

Emerson Gasparetto, diretor-executivo do Lavoisier

O Lavoisier foi pioneiro ao levar unidades a shoppings e hipermercados. Esse modelo deve ser expandido?
Hoje, temos unidades de grande porte, inclusive com equipamentos de ressonância magnética, em shoppings como o Interlagos e o Aricanduva. A unidade de Interlagos está em ampliação e estamos estudando novas unidades em outros shoppings do mesmo perfil.

Quais os projetos previstos para este ano?
Nosso objetivo é continuar inaugurando unidades, oferecendo medicina diagnóstica de qualidade para a população que tem ou não acesso a planos de saúde. Abrimos 28 unidades no ano passado. A nossa previsão é inaugurar 15 neste ano. O objetivo é estar presente em toda a região metropolitana de São Paulo.

A retração da economia tem efeito nos investimentos?
Mesmo com o atual cenário, continuaremos investindo em novas unidades, em equipamentos de última geração para exames de imagem, na contratação de médicos, em novas tecnologias para nosso "call center", em treinamento de nosso time de recepção, coleta e técnicos para aprimorarmos sempre nossos serviços.

A crise diminuiu a frequência dos clientes?
Até agora não sentimos impacto no número de clientes.

Publicidade
Publicidade