O Melhor de São Paulo - Serviços

Paulistanos preferem serviço de TV sob demanda da Globo Play e Net Now

Assistir aos programas favoritos como, quando e onde quiser virou realidade com a oferta crescente de serviços de TV sob demanda.

Além do controle remoto da TV, o telespectador pode controlar e escolher a própria grade de programação em diferentes plataformas, como smartphones e tablets. Ver a novela durante o café da manhã ou os capítulos de uma temporada de série em um único dia virou opção para quem acessa esse tipo de serviço.

"O maior benefício dessas ferramentas é o empoderamento das pessoas", defende Rodrigo Arnaut, professor de Rádio e TV da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP).

Para os paulistanos das classes A e B ouvidos pelo Datafolha na categoria Programação de TV sob Demanda, a preferência é pelo serviço oferecido por Globo Play e por Net Now. A primeira plataforma foi citada por 11% dos entrevistados. A segunda, por 9%. Com a margem de erro de três pontos percentuais, as duas empresas ficaram empatadas.

O Netflix, que liderou a categoria na primeira pesquisa Datafolha de O Melhor de sãopaulo - Serviços, em 2015, caiu de 12% para 5% neste ano.

Lançado em novembro de 2015, o site da Globo Play tem 12 milhões de usuários únicos por mês. Os downloads do aplicativo para smartphones e tablets já chegam a 5,7 milhões. O serviço oferece acesso gratuito a trechos de novelas, séries e programas jornalísticos e esportivos.

Por R$ 12,90 ao mês, também há planos para assinantes (número que a empresa não revela), que podem ver a íntegra dos produtos de dramaturgia e câmeras exclusivas do "BBB". São mais de 80 títulos do acervo da emissora disponíveis.

Alguns conteúdos, como as minisséries, podem ser vistos com a tecnologia 4K (ultra alta definição de imagem). "Nós temos que estar preparados. O Globo Play não rouba audiência da TV Globo, mas complementa", diz Erick Brêtas, diretor de Mídias Digitais da emissora.

Já a operadora de TV por assinatura Net oferece a programação sob demanda desde 2011 exclusivamente para clientes da Net e da Claro HDTV.

A plataforma tem mais de 30 mil opções de conteúdos disponíveis, que vão de blockbusters a episódios de séries consagradas, como "Game of Thrones". No ano passado, o Now atingiu o recorde de 500 milhões de programas assistidos, um crescimento de 76% em relação a 2014, segundo Márcio Carvalho, diretor de marketing da empresa.

Alguns programas podem ser vistos de graça –a depender do pacote– e representam 70% do consumo da plataforma sob demanda. Já os lançamentos podem ser "alugados" on-line.

Apesar do crescimento do mercado de TV sob demanda e da maior penetração da internet, 34% dos entrevistados pelo Datafolha não souberam ou não se lembraram de nenhuma marca desse segmento.

*

Para saber +

  • Globo Play
  • Fundação: 2015
  • Oferece programas da Globo
  • em smartphones e tablets
  • Usuários: 12 milhões/mês
  • globoplay.globo.com
  • Net Now
  • Fundação: 2011
  • Oferece o Now Kids,
  • com programação infantil
  • 30 mil opções de conteúdo disponíveis na plataforma
  • nowonline.com.br

*

Márcio Carvalho, diretor de marketing da América Móvil Brasil

sãopaulo - Como é feita a atualização de programação no Now?
Incluímos diariamente novos conteúdos. As estreias e novidades dos canais de TV chegam ao Now logo após a exibição. Já os conteúdos de maior sucesso do cinema chegam na primeira janela para consumo em casa. Para exemplificar: os episódios de "Game of Thrones" estreiam aos domingos na HBO e no dia seguinte já estão na plataforma. Criamos o conceito de pré-lançamento, para antecipar ainda mais a chegada.

*

Erick Brêtas, diretor de Mídias Digitais da Globo

sãopaulo - A novela "Totalmente Demais" ganhou um capítulo zero que foi veiculado só na internet e no Globo Play. Outros produtos exclusivos estão sendo oferecidos na plataforma?
O Globo Play permite aos criadores produzirem conteúdos que complementem os programas que vão ao ar na TV. Lançamos no Globo Play o especial "Eu Só Quero Amar", uma série de vídeos curtos com o elenco de "Malhação". Acredito que teremos mais iniciativas como essa no futuro próximo.

Publicidade
Publicidade