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Investindo no 'atacarejo' Assaí é o preferido de 27% dos paulistanos

Assaí em japonês significa sol nascente, e a escolha desse nome não foi à toa. A marca foi criada em homenagem aos primeiros clientes, comerciantes orientais que buscavam principalmente farinha e itens para suas pastelarias. Naquela época, eram cerca de 1.000 a 1.200 produtos oferecidos. Hoje, são cerca de 8.000.

A clientela pode até ter origem e sotaque oriental, mas foi nos Estados Unidos que o modelo de negócios do Assaí, conhecido como atacado de autosserviço ("cash and carry"), e chamado popularmente de "atacarejo", se inspirou. Lojas sem luxo, que funcionam como grandes galpões.

Adquirida em 2007 pelo GPA (Grupo Pão de Açúcar), empresa do grupo francês Casino e maior varejista do Brasil, a rede manteve em sua fachada o símbolo e o nome originais.

O Assaí foi mencionado por 27% dos paulistanos, das classes A e B, como o melhor no segmento atacadista, nova categoria da pesquisa feita pelo Datafolha. São 96 lojas em 13 Estados. A região Norte deve ganhar suas duas primeiras ainda neste ano, com a abertura de uma unidade em Manaus (AM) e outra em Belém (PA).

O perfil de clientes que frequenta o "atacarejo" também se ampliou. Entre as 120 milhões de pessoas que passam por ano pelas lojas estão donos de lanchonetes, restaurantes, revendedores e o consumidor final.
A reestruturação e as transformações físicas nas lojas, iniciadas em 2012, têm permitido maior sortimento de produtos e atraído um número cada vez maior de clientes nas faixas mais altas de renda.
"Com o novo formato, as lojas têm pé-direito maior e mais espaço, o que permitiu ampliar a área de estocagem", diz Belmiro Gomes, presidente do Assaí.

Poder comprar pelo preço de atacado uma quantidade mínima de produtos e pagar com cartão de crédito -algo incomum em outros concorrentes- também tem colocado o Assaí no roteiro de compras de mais famílias, avalia Gomes.

Essas transformações se refletem nos resultados da rede, que fechou 2015 com crescimento de 25,5% em relação ao registrado no ano anterior e R$ 11,3 bilhões de faturamento.

O crescimento é maior do que o dobro do registrado no setor. Dados da consultoria Nielsen divulgados em março mostram que as vendas nos "atacarejos" cresceram 12,1% em 2015 em relação ao ano anterior.

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Para saber +

  • Fundação:* 1974, na Vila Carrão
  • Unidades:* 96 lojas em 13 Estados (22 na cidade de São Paulo)
  • Funcionários:* 18,5 mil
  • assai.com.br"[]":http://www.assai.com.br/

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Belmiro Gomes, presidente do Assaí

Como oferecer preço baixo associado a um processo de sofisticação da rede?
Ao reformarmos as lojas, as áreas de venda e estoque passam por uma ampliação. Assim, o produto pode vir direto do fabricante, sem a necessidade de passar por um centro de distribuição intermediário antes de ser entregue nas lojas. Esse corte de custos gera uma
economia em termos de logística e estocagem, e podemos repassar um preço mais competitivo ao consumidor. Nos
novos modelos de lojas, 90% do abastecimento é feito diretamente na loja, sem passar
pelo centro de distribuição.

Em tempo difíceis como o de crise que o Brasil tem enfrentado, a rede tem feito promoções?
Nossas promoções cooperadas, feitas em parceria com fornecedores, tiveram destaque em alguns itens. O fornecedor reduz um percentual do preço de venda à rede e nós, com a redução da margem
[de lucro], que já é baixa em todas as categorias de produtos, repassamos essa vantagem ao cliente.

Ao seu ver, qual é o principal diferencial da rede Assaí?
No nosso modelo de negócio, o objetivo é manter constantemente o custo operacional [inclui despesas com aluguel, pessoal, suprimentos] baixo, o que permite uma política constante de menor preço.

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