Peça mostra lutas travadas em greve histórica de 1979

A histórica greve que os metalúrgicos do ABC paulista fizeram em 1979 é o mote da nova peça da Companhia do Latão, "O Pão e a Pedra", em cartaz até 3/7 no Tusp (Teatro da Universidade de São Paulo). A obra mistura realismo, fantasia e religião para tratar do assunto.

Em cena, o drama de uma operária que se disfarça de homem para conseguir melhorar de vida —coloca-se em discussão, dessa forma, a situação das mulheres nas fábricas.

Sérgio de Carvalho/Divulgação
As atrizes Sol Faganello e Helena Albergaria estão na peça "O Pão e a Pedra", da Companhia do Latão
Sol Faganello e Helena Albergaria estão na peça "O Pão e a Pedra", da Companhia do Latão

Mas outros personagens também aparecem nas duas horas de espetáculo. Todos fictícios, acabam travando um embate interno acerca de suas próprias vidas coisificadas enquanto lutam pelo aumento salarial e enfrentam a polícia.

A montagem aborda, ainda, a relevante participação de religiões nesses movimentos que deram origem ao chamado novo sindicalismo.

A direção é de Sérgio de Carvalho, também responsável pela concepção do projeto e pelo roteiro final (a montagem é criação coletiva).

A trilha sonora é tocada ao vivo por Lincoln Antonio, do grupo A Barca, que assina a direção musical e volta a colaborar com a Cia. do Latão após 15 anos. No elenco estão Ney Piacentini, Beatriz Bittencourt, Beto Matos, Érika Rocha, Helena Albergaria, João Filho, Rogério Bandeira, Sol Faganello e Thiago França.

Tusp - Centro Universitário Maria Antônia - r. Maria Antônia, 294, Vila Buarque, centro, São Paulo, SP. Tel.: 3123.5233. Até 3/7. 120 min. 18 anos. 98 lugares. Qui. a sáb.: 19h30. Dom.: 18h. Ingr.: R$ 20.

Publicidade
Publicidade