Novo restaurante no Paraíso serve lamens criados por chef de Tóquio

Rafael Salvador/Divulgação
Entre as opções do novo JoJo, o Ramen Shoyu leva, entre outros itens, copa-lombo
Entre as opções do novo JoJo, o Ramen Shoyu leva, entre outros itens, copa-lombo

Lamen ou ramen? A despeito da divergência na grafia, é inquestionável: o típico macarrão imerso em caldo vem ganhando espaço no circuito gastronômico paulistano. O JoJo Ramen, mais nova casa dedicada ao prato, reforça a tendência.

"As duas formas de escrever estão corretas, mas como os japoneses não pronunciam o 'l',optamos por chamar de ramen", explica a proprietária, Simone Xirata.

Formada em administração, Simone buscou um especialista para desenvolver o cardápio. O chef Takeshi Koitani veio de Tóquio em fevereiro para criar receitas e treinar a equipe da cozinha –ele deve seguir no posto até agosto.

A clientela tem encarado longas filas desde a inauguração, em maio, para provar as preparações de Koitani. A refeição pode começar com o Karaague, sobrecoxas de frango empanadas e guarnecidas de molho à base de ovos (R$ 15; três unidades).

Na sequência, grandes tigelas da ceramista Hideko Honma levam à mesa o carro-chefe do menu: fios de massa mergulhados em caldo vigoroso à base de frango, porco e vegetais (a partir de R$ 27). Há versões temperadas com shoyu ou missô e sobrepostas por fatias de copa-lombo, bambu, nori, cebolinha e ovo cozido, por exemplo.

O macarrão empregado nos lamens é fabricado na casa, em equipamento também trazido do Japão.

JoJo Ramen - R. Dr. Rafael de Barros, 262, Paraíso, região sul, tel. 3262-1654.

Publicidade
Publicidade