Floriculturas descoladas vivem novo boom com terrários e suculentas

Redes sociais como o Instagram e o Pinterest estão aí para não deixar dúvidas: as plantas estão na moda.

Depois de invadir a casa dos avós no interior, da amiga mística ou da vizinha acumuladora, elas conquistaram também a atenção e um lugar cativo na casa de uma turma nova, que vem descobrindo seus benefícios no prazer do cultivo, no bem-estar do convívio e na decoração.

"Acho que as pessoas estão um pouco frustradas com o dia a dia e procurando algo que traga uma calma a mais, uma coisa diferente para se relacionar", afirma Carol Nóbrega, dona da Flo Atelier Botânico, na Vila Madalena (zona oeste).

A loja de Carol e do marido, Antonio Jotta, surgiu em 2013, ano em que o casal se deu conta de que, diferentemente do que acontecia na casa deles, os amigos quase não tinham plantas.

A constatação foi o incentivo que faltava para a criação da loja e veio ao encontro da inspiração que haviam trazido de Nova York: "Estivemos lá no fim de 2012 e vimos em várias lojas diferentes tipos de terrário. Achamos que essa seria uma solução verde, inteligente e superbacana para quem mora na cidade grande".

Não deu outra. Recém-chegados dos Estados Unidos, começaram a desenvolver terrários. Resultado: lembra os amigos que não tinham plantas em casa? Então, se apaixonaram e passaram a ter.

A coisa foi crescendo a tal ponto que hoje, três anos depois, a Flo, já com endereço próprio na Vila Madalena, é muito mais do que uma floricultura descolada.

Em um ambiente tranquilo, de estética minimalista, estão à venda arranjos de flores e plantas menos convencionais –"gostamos das mais 'estranhas', aquelas para que as pessoas
não dão muita bola, os patinhos feios"–, vasos, ferramentas e acessórios, além de produtos variados, como spray para a casa, velas e papel de parede, e até kits completos para quem quiser fazer o próprio terrário.

Há ainda workshops sobre temas variados, como o "Socorro, matei meu cacto". "As pessoas estão querendo sujar as mãos", afirma Carol.

Marina Coutinho é a prova viva disso. A moça é a responsável pela Da Horta, iniciativa que estimula o cultivo de temperos, ervas e suculentas em vasos, latas e objetos reaproveitáveis por meio de oficinas. Durante uma hora e meia, Marina ensina os participantes a fazerem a sua própria horta, com os temperos de sua preferência. "Ensino como montar a muda, a pressão na terra e a manutenção", explica.

As aulas acontecem no ateliê DaHorta ou em lojas parceiras, como a Collector 55, em Pinheiros. Voltada para a decoração, a Collector é vitrine para uma série de pessoas que encontraram nessa onda verde um novo nicho de trabalho e espaço no mercado.

É o caso da designer Heloísa Amatto, do Mii Atelier, estúdio de desenvolvimento de produtos de cerâmica. Além dos vasos que se tornaram o carro-chefe da marca –pelo design autoral que se parece com um bonequinho e traz consigo um coletor de água–, Heloísa passou a desenvolver também "hangers", suportes feitos do tecido febre entre os aficionados por plantas, o macramê.

A designer de acessórios femininos Drê Magalhães que o diga: "Desenvolvi meus hangers em maio de 2014 por uma demanda específica da loja de uma amiga, a Myfots, na Vila Madalena. Fiz para a decoração da loja e também para deixar à venda. Desde então virou um produto muito procurado", afirma ela, que utiliza uma técnica pessoal, a partir de pontos de tricô e crochê, para fazer os suportes.

Quem também viu nos suportes para plantas a chance para criar algo diferente e autoral foram as amigas e arquitetas Denise Yui, Julia Rettmann e Marina Smit. Juntas, elas montaram em 2014 a Selvvva, uma marca de produtos para plantas, como pratos, vasos, cachepôs, e, claro, os suportes de ferro de design minimalista, que se tornaram o hit da marca.

O sucesso foi tanto que, depois de um ano de funcionamento, a loja ganhou um novo espaço, em um endereço sintomático, aliás: a Galeria Metrópole, point do momento exatamente por resgatar uma estética de décadas atrás, embalada por uma atmosfera de antigamente, em que o verde era mais presente e o tempo passava com um pouco mais de calma.

*

FLO ATELIER BOTÂNICO
> rua Turi, 184, Vila Madalena, tel. 2589 6116

DRÊ MAGALHÃES
> Compras via site (studiodremagalhaes.com.br) e na loja MyFots: rua Aspicuelta, 216, Vila Madalena

SELVVVA
Galeria Metrópole, 3º andar. av. São Luís, 187, tel. 3129 3486

MII ATELIER
> Compras via site (miiatelier.com) ou na loja Collector 55, rua Mateus Grou, 503, Pinheiros

DA HORTA
> Ateliê Aldeia Coworking. rua Lisboa, 445, 1º andar, Pinheiros. contatodahorta@gmail.com

*

+ CONHEÇA TAMBÉM

Jardin Plantas e Flores
Localizada na região central, a loja oferece diferentes tipos de plantas em vasos e suportes de tamanhos e estilos variados

> rua General Jardim, 490, Vila Buarque, região central, tel. 3151 3789

-

Amapá Atelier e Flowershop
Oferece flores e arranjos, workshops e serviço de assinatura. Vasos exclusivos e feitos a mão se destacam entre os produtos da loja

> r. Padre Artur Somensi, 85, Vila Madalena, zona oeste, tel. 2372 6540

-

Acorda, Margarida!
O carro-chefe da loja são os arranjos, muito coloridos e com pegada campestre. A loja também oferece serviço de entrega em casa

> Compras e reservas pelo tel. 9 980775268 ou acordamargarida@gmail.com

-

A Bela do Dia Flores
Com o slogan 'Floricultura nada tradicional', busca cores e estilos diferentes das convencionais. As entregas são feitas por bicicletas

> r. Mourato Coelho, 1003, Pinheiros, zona oeste, tel. 2935 0282

Publicidade
Publicidade