Nova peça expõe drama de ex-presidiárias após a liberdade

Aquelas típicas prisões com grades e carcereiros não são as únicas às quais podemos estar condenados. Na peça "Noites sem Fim", que estreia na próxima quinta (14) no Centro Cultural Banco do Brasil, as atrizes Angela Figueiredo e Fernanda Cunha interpretam duas ex-presidiárias que precisam se adequar à vida em sociedade após a liberdade. Elas, que ficaram amigas na detenção, se reencontram e falam de amor (ou da falta dele), família e solidão.

Figueiredo conta que o que mais chamou sua atenção no texto foi a relação de amizade, os conflitos e o afeto que as duas compartilham. "E a forma direta e sensível que a autora coloca as duras experiências das personagens."

João Caldas/Divulgação
Angela Figueiredo (à esq.) e Fernanda Cunha dividem o palco em "Noites sem Fim"
Angela Figueiredo (à esq.) e Fernanda Cunha dividem o palco em "Noites sem Fim"

Ela faz o papel de Lorraine, uma cinquentona que precisa manter o equilíbrio de ser, ao mesmo tempo, uma mãe amorosa e uma assassina. Já Cunha
faz Marie, de 30 anos, que cometeu um crime mais brando e acaba frustrada por ver sua juventude perdida.

A direção é de Marco Antônio Pâmio, e o texto, da inglesa Chloë Moss, que fez residência no presídio Cookham Wood (Inglaterra) para ouvir delatos das presas e observar o dia a dia delas.

Na história, mesmo quando deixam o confinamento, as personagens acabam se "fechando" em uma quitinete, alimentando fantasmas do passado -e expondo tensões sociais e as dificuldades peculiares ao universo feminino.

Como parte do processo, as atrizes marcaram várias leituras do espetáculo no presídio feminino da capital paulista, provavelmente no segundo semestre. "Envolvê-las no processo é poder compartilhar de alguma forma, e por meio da ficção, a realidade delas e das nossas personagens", diz Figueiredo.

Centro Cultural Banco do Brasil. R. Álvares Penteado, 112, região central, tel. 3113-3652. 130 lugares. Seg. a sáb.: 20h. Dom.: 19h. Estreia: 14/7. Até 31/7. 80 min. 14 anos. Ingr.: R$ 20. Estac. (R$ 15 p/ 5 h, na r. Santo Amaro, 272, c/ serviço de van grátis até o CCBB). Ingr. p/ 4003-1212 ou ingressorapido.com.br.

Publicidade
Publicidade