60 Minutos, novo escape game da região sul, vai além dos cadeados

A fachada do 60 Minutos, novo escape game no Campo Belo, na região sul de São Paulo, é tímida: é uma porta pequena, de vidro, que pode passar despercebida à primeira vista. Dentro, porém, o local revela características diferentes de outros jogos do tipo.

Inaugurado em abril deste ano, o 60 Minutos tem duas salas: "A Morte do Investigador" e "Assalto a Banco". O plano dos donos é ter sete ambientes no total —uma prova de que as pequenas portas de vidro não fazem jus ao tamanho real do lugar.

Na maioria dos escape games—cujo objetivo é conseguir sair de uma sala, repleta de enigmas, em 60 minutos—, os participantes recebem dicas à medida que encontram dificuldades em avançar no jogo. No 60 Minutos, contudo, a regra é outra. Os jogadores recebem um rádio e, por meio dele, podem pedir dicas quando quiserem. Três informações são de graça; mais que isso, contudo, desconta tempo do ranking final. Ou seja, os participantes podem jogar por uma hora, mas, caso saiam da sala com 20 minutos de sobra, por exemplo, o tempo será descontado dessa pontuação final.

Alberto Rocha/Folhapress
Detalhe da sala "A Morte do Investigador", do escape 60 minutos, no Campo Belo
Detalhe da sala "A Morte do Investigador", do escape 60 minutos, no Campo Belo

A sãopaulo jogou as duas salas disponíveis atualmente.

Em "A Morte do Investigador", o grupo precisa descobrir a razão do assassinato do detetive Pereira, que estava investigando a máfia japonesa. Os jogadores invadem a casa dele em busca de pistas, mas o local será implodido em 60 minutos.

Já em "Assalto a Banco", os jogadores são clientes de uma agência bancária. Eles estavam em um local quando um homem anunciou o assalto. Eles conseguiram prender o bandido dentro de um cofre —mas ele está programado para abrir em uma hora.

Em ambas, outra característica diferente do jogo se destaca: os enigmas não se resumem a senhas de cadeados, como já é costumeiro em escape games. Há luzes, caça-palavras, botões coloridos, ferramentas e outros tipos segredos.

O 60 Minutos aceita grupos de dois a 12 membros, mas aí vai uma dica: prefira uma turma com, no mínimo, quatro pessoas. Para vencer o jogo, é preciso vasculhar a sala inteira, buscar pistas escondidas e manter uma boa comunicação com os colegas. O melhor plano é ir cada um para um lado para economizar tempo.

Para a sãopaulo, funcionou: a reportagem saiu de "Assalto a Banco" com 10 minutos e 41 segundos de sobra. Da "Morte do Investigador", foram 20 minutos e 33 segundos, o recorde da sala até agora.

R. Vieira de Morais, 1.438, Campo Belo, região sul, tel. 4114-9470. Seg. a dom.: 10h às 23h30.Ingresso: R$ 79. Saiba mais.

Publicidade
Publicidade