Versão nitrogenada de café, com cara de chope, começa a dar as caras em SP

Há tempos que a onda dos cafés especiais vem invadindo outras praias, como a da cerveja. Já surgiram por aí rótulos com adição de café e alguns baristas emprestaram seu conhecimento a cervejeiros artesanais, a exemplo de Isabela Raposeiras, do Coffeelab.

Roberto Seba/Folhapress
São Paulo, SP, Brasil, 12-07-2016: Café extraido no Nitrogenio (foto Roberto Seba/Folhapress) ***EXCLUSIVO REVISTA***
Café com injeção de nitrogênio, que dá textura cremosa à bebida

E a última novidade cafeeira a desembarcar por aqui é o Nitro Cold Brew, produzido a partir do Cold Brew, um método de extração do café por infusão prolongada em água fria, normalmente servido com gelo e que já pode ser provado na maioria das cafeterias paulistanas. Na nova versão, a bebida recebe uma injeção de nitrogênio e ganha textura cremosa, além de um colarinho caramelo claro que contrasta com sua cor escura.

Em São Paulo, a turma do Isso é Café, que toca a torrefação paulistana da FAF e a cafeteria do Mirante 9 de Julho, acaba de colocar no mercado sua versão de café nitrogenado batizada de Gold Brew Nitro, substituindo o cold (frio) do nome original, pelo gold (ouro). A novidade, não alcoólica, já pode ser provada no Empório Alto de Pinheiros a R$ 9 a taça (190 ml). O café com cara de chope sai da torneira número 13, regulada especialmente para esse tipo de extração por pressão de nitrogênio.

O empresário Paulo Almeida, um dos sócios do Empório, é entusiasta das brejas cafeinadas e comercializa dezenas de rótulos nacionais e importados. Agora, aposta na onda do Café Nitro. "Eu tenho visto muito isso fora do Brasil e acho que o fato de não ser alcoólico pode até ser positivo. É o disfarce perfeito para quem não quer beber", brinca.

A partir de sábado (23), o café turbinado também estará disponível no Mirante. Neste dia, além do Gold Brew Nitro na torneira e também de uma versão em lata de 270 ml, haverá degustação dos cafés regulares da torrefadora e da cerveja Golden Stout, da Dádiva. Tudo acompanhado por pães do paulistano Leo Tavares, que utilizará mosto de cerveja e cold brew na preparação. O evento começa às 14h e a degustação sai por R$ 30.

Empório Alto de Pinheiros
Onde r. Vupabussu, 305, tel. (11) 3031-4328

Mirante 9 de Julho
Onde r. Carlos Comenale, s/n, tel. (11) 3554-5077

Publicidade
Publicidade