Cozinheira homenageia a preguiça em livro de receitas simples e saborosas

Gui Galembeck/Divulgação
Tagliatelle com raspas de limão, creme fresco e poejo, do livro de Gabriela Barretto
Tagliatelle com raspas de limão, creme fresco e poejo, do livro de Gabriela Barretto

Como uma gestação, o processo que levou ao livro "Como Cozinhar Sua Preguiça" (ed. Melhoramentos) durou nove meses. "Eu fiquei grávida e comecei a fazer o livro na mesma época. Estávamos subindo o arquivo para a editora quando fui para a maternidade ter o Lino", conta a chef Gabriela Barretto.

A chef do Chou, restaurante em Pinheiros, está amamentando e lançando a publicação neste mês.

São 51 receitas, alguns textos e muitas fotos que ressaltam uma forma simples de cozinhar, estilo abraçado pela cozinheira. "Quem reina na minha cozinha é o sabor; e o sabor, eu descobri, graças à minha preguiça, não é escravo da técnica", ela diz no livro. Uma cozinha que "retira tudo o que é supérfluo até atingir um cerne límpido".

Gabriela escreve lindamente. Deixou as letras para se dedicar às brasas, às panelas. E resgata a caneta para homenagear com palavras, entre outras coisas, a preguiça.

"A gente tem vergonha de ser preguiçoso porque vive nessa cultura capitalista, que diz que o trabalho enobrece o homem. E eu acho que não, que temos que ser preguiçosos às vezes," diz. "Sobretudo com comida. Não acho que há necessidade de fazer coisas complicadas. Existe uma pressão de não ser simples. Por que não? Se for gostoso, não precisa ser complicado."

No livro, as receitas mostram mais um jeito de cozinhar do que um passo a passo exato, com tempo de preparo (que não é especificado). São pratos de poucos ingredientes e técnicas. "Por mim as receitas teriam ainda menos aspectos funcionais. Não quero que as pessoas se baseiem em 'meia hora'. Prefiro que tenham um 'feeling', não uma diretriz tão exata."

Podem ser cogumelos com salsa de avelãs, conserva de cebola-roxa, mandioca na chapa, beterrabas na brasa ou tagliatelle com raspas de limão siciliano, creme e poejo. Antes de listar ingredientes, Gabriela fala sobre as combinações de sabores, conta como pode ser o gosto, a textura, fala sobre os nomes dos pratos. Nas formas de preparo, diz com o que podem ser servidos, ensina truques, despreocupa o cozinheiro.

Ao fim, fala de formas de temperar e dá dicas para cozinhar com fogo, marca de sua cozinha e, claro, do cardápio do Chou.

Divulgação
Capa do livro "Como Cozinhar Sua Preguiça", da chef Gabriela Barretto
Capa do livro "Como Cozinhar Sua Preguiça", da chef Gabriela Barretto

Como Cozinhar Sua Preguiça (em 51 receitas)
Autora Gabriela Barretto
Editora Melhoramentos
Preço R$ 129 (208 págs)
Quando segunda-feira (15)

Publicidade
Publicidade