'Copa do Mundo da gastronomia' e competição de confeitaria têm inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para a versão brasileira do Bocuse d'Or, competição mundial de gastronomia lançada em 1987 na França por Paul Bocuse, e para a Coupe du Monde de la Pâtisserie, a disputa de confeitaria.

Neste ano, haverá uma seletiva regional, para estimular a participação de concorrentes fora do eixo-Sudeste, realizada por meio de análise de receitas. Será selecionado, portanto, pelo menos um competidor de cada região do país para as provas que vão acontecer no Sirha Rio, de 4 a 6 de outubro, feira de gastronomia, hotelaria e foodservice, no Riocentro.

No Brasil, o evento é presidido pelo chef Claude Troisgros e promovido pela multinacional francesa GL Events. Neste ano, pretende reunir, 270 marcas e um público de 12 mil a 15 mil visitantes.

Alex Vera/ Divulgação
No pódio, a equipe brasileira no Bocuse d'Or
No pódio, a equipe brasileira no Bocuse d'Or no ano passado

COMPETIÇÃO

O regulamento prevê que cada participante faça um prato principal com pernil de cordeiro e três acompanhamentos, num período de duas horas e meia, a serem submetidos a um júri.

Na competição de confeitaria, presidida pelo chef francês Philippe Brye e pela chef Flávia Quaresma, os participantes deverão criar uma receita de chocolate ou açúcar, num intervalo de três horas.

Em ambas, o júri também irá considerar a capacidade de cada participante em explicitar em suas receitas as características de ingredientes de suas respectivas regiões.

Mais informações e inscrições: www.sirha-rio.com

Publicidade
Publicidade