Viajar de cruzeiro é abrir mão do seu ritmo e aceitar o do navio

Cratera Estúdio
"viaja sp 2016"

MSC foi apontada como a melhor empresa de cruzeiro marítimo por 14% dos paulistanos entrevistados pelo Datafolha na pesquisa sobre os melhores destinos e serviços de viagem. Veja mais resultados

Quem acha uma delícia arrumar e desarrumar mala pode preferir avião. Mas se você gosta da ideia de pendurar as roupas na cabine e passar os dias vendo cidades surgirem no horizonte, seu negócio é um navio.

Em São Paulo, quem viaja assim cita a MSC como a melhor companhia de cruzeiros. De acordo com pesquisa Datafolha, ela é a escolha de 14% desses turistas. Empatados com 2% das menções estão Costa Cruzeiros, CVC e Royal Caribbean. A grande maioria dos entrevistados (68%) não soube opinar.

Será que daria, então, para concluir que cruzeiro de navio é programa de rico? Claro que não. Qualquer um pode estar num navio, mas viajar de navio não é para qualquer um. Tem que gostar de socializar, gostar da combinação improvável de sossego e de agitação ao mesmo tempo, tem que aceitar (e até curtir, por que não?) que a viagem acontece no ritmo do navio -e não no seu.

Tem muito viajante que adora isso. Para quem gosta de drinque no deque olhando para o mar, show de stand up à noite, piscina ou ginástica de manhã, restaurantes vários com sinal não confiável de internet, não tem coisa melhor que um cruzeiro. Tem quem enjoa no mar, mas se enjoar toma um remedinho que logo passa.

A viagem de navio oferece experiências únicas. O embarque e desembarque nos portos, o convívio com a tripulação multicultural, sem falar das noites de lua refletida na água como holofote. O próprio navio proporciona uma experiência à parte. Difícil não se impressionar com um edifício flutuante de dez andares com milhares de pessoas.

Há cruzeiros em navios de várias categorias. Quanto mais estrelado, melhor. Mas os três estrelas também têm seu charme. Uma vez, um navio de bandeira americana proporcionou ​um desses ​momentos inesperados.

Saindo do Rio rumo a Buenos Aires, era possível ver a cidade de um ângulo novo: a baía da Guanabara como ponto de partida para a imensidão azul do oceano Atlântico.

Era fim de tarde, o sol se punha, dourando tudo. O Cristo e o Pão de Açúcar se distanciavam. A imagem já valia a viagem.

E ela tinha acabado de começar.

*

NAVEGUE TRANQUILO

*1. COMECE PELO PORTO *
Se não quer ir para longe para embarcar, cheque quais cruzeiros partem do porto de Santos, que é o mais próximo de São Paulo

*2. CONFIRA A DOCUMENTAÇÃO *
Veja quais documentos são necessários para a viagem; se for navegar para a Argentina, por exemplo, você deve embarcar com RG

*3.LEVE CARTÃO DE CRÉDITO *
Compras no navio são cobradas em dólar. É mais fácil levar o cartão e cadastrá-lo para pagar na fatura

*4. CUIDADO COM O CELULAR *
Ligações e uso do plano de dados em alto-mar são cobrados como roaming. Prefira pagar pelo wi-fi e utilizar a internet do navio

Fonte: Marco Ferraz, presidente da Associação Brasileira das Empresas Marítimas

Publicidade
Publicidade