Rio é destino favorito dos paulistanos para viajar no Brasil

Augusto Bartolomei
producao de foto para REVISTA VIAJA SAO PAULO 2808 *** DESTINOS - ESPECIAL VIAJA DESTINOS REVISTA SAO PAULO *** --- viaja-sp

O Rio de Janeiro foi apontado como melhor Estado Brasileiro de Destino Turístico por 14% dos paulistanos, como melhor Cidade Turística Nacional, por 22%, como melhor Destino para Solteiros por 8% e melhor Destino de Réveillon por 30%. A pesquisa foi feita pelo Datafolha e destaca os melhores destinos e serviços de viagem. Veja mais resultados aqui

Por que São Paulo é a melhor das metrópoles globais? Porque é a única que está a 50 minutos de voo do Rio. A graça do publicitário Washington Olivetto é uma de minhas preferidas —por ser uma boa síntese de minha relação com as duas cidades.

Sou um carioca paraguaio. Não nasci no Rio. Meus pais estavam na longínqua Aquidauana, MS, quando vim ao mundo. Ainda bebê fui para Niterói, cidade da família de meu pai, onde minha mãe paulistana morou em sua juventude. Ok, depois de idas e vindas, passei 15 anos ininterruptos entre Copacabana, Humaitá e Ipanema —época fundamental da vida: dos 13 aos 28, do ginásio ao mestrado.

Bem, considerando que Ruy Castro, o carioca-mor, nasceu em Caratinga, MG, esse histórico não chega a me desabonar. Torço pelo Flamengo, assino em São Paulo o pay-per-view do Campeonato Carioca e ainda falo coisas como "maneiríssimo" e "sinistro".

Mas dizia eu da "boutade" de Olivetto. Poucas coisas podem ser melhores para quem vive em São Paulo do que dar uma escapada até o Rio. Agora, então, depois do sucesso olímpico e com as novidades que a cidade ganhou —como a nova região portuária— a pedida tornou-se melhor.

Chegar ao Rio saindo de São Paulo é mesmo uma sensação. Já no desembarque somos apanhados por aquela lufada vaporosa e cálida de Brasil, aquela umidade tropical e marítma que nos embriaga. Ver a Ilha Fiscal, o Pão de Açúcar de cada dia, o Corcovado, o Outeiro da Glória... Pronto, uma miríade de sensações se apodera do visitante. A alma canta: Rio seu mar, praias sem fim. Do Leme ao Pontal, não há nada igual. Copacabana, princesinha do mar. Rio, matas de veludo... Cada lugar uma canção e uma história. O longo período como capital da República deixou suas marcas na urbanidade e no espírito democrático do carioca.

E a Olimpíada certamente fez bem à Cidade Maravilhosa, que parecia ameaçada de viver de nostalgia. Com a autoestima renovada, é correr para o abraço!

Publicidade
Publicidade