Bahia vence ansiedade do paulistano com brincadeiras e clima tranquilo

Augusto Bartolomei
producao de foto para REVISTA VIAJA SAO PAULO 2808 *** DESTINOS - ESPECIAL VIAJA DESTINOS REVISTA SAO PAULO *** --- viaja-sp

A Bahia foi eleita o melhor Estado brasileiro de destino turístico por 12% dos paulistanos entrevistados pelo Datafolha na pesquisa sobre os melhores destinos e serviços de viagem. Veja mais resultados

Sendo o que é, a ansiedade não dá sossego na Bahia. A comida vai demorar? O taxista está no caminho certo? Tem dez dias de sol já, vai chover quando chegar lá? O hotel é barulhento? A estrada é perigosa?

E não dá para negar. Sim, o garçom perguntará duas vezes o que você pediu e errará a estimativa. E o pedido. Ou vai querer saber logo a entrada e o prato principal porque ele precisa ir ao banco. O frentista vai falar, de brincadeira, que seu cartão de crédito não foi autorizado e rir com você. A palavra "relaxe" nunca será tão irritante.

Mas é aí também que está a graça. Episódios que fogem do roteiro fazem parte de todos os destinos. A diferença é que na Bahia, não importa quanto você custe a aceitá-los, eles serão ínfimos em suas lembranças -e você provavelmente acabará rindo deles.

Tido como agoniado, o paulista perde sua tensão pré-viagem em praias como Saquaíra, vilarejo de pescadores na península de Maraú. Lá, a ausência de asfalto ou calçamento sugere pés descalços. Há ondas na maré cheia, poucas pousadas e proximidade com as badaladas Itacaré e Barra Grande.

É possível se hospedar próximo a clichês cheios de graça, como Praia do Forte, Lençóis ou Porto Seguro, longe da desordem e sob uma calma que toma conta sem pressa em pousadas isoladas.

A ansiedade vai deixando o corpo, os percalços evaporam e, quando você vê, já está mergulhado na água gelada do Vale do Capão, perdido no aroma de dendê no restaurante Amado, à beira da Baía de Todos os Santos ou sambando no bairro soteropolitano de Santo Antonio Além do Carmo.

O paulista, um terço dos brasileiros que visitam o Estado, tem em Salvador o oposto das bolhas pacatas. Símbolo do sincretismo, o Bonfim e seus arredores são um exemplo. O histórico forte de Mont Serrat está em uma praia poluída, a sorveteira da Ribeira convive com sujeira nas ruas e moquecas maravilhosas são servidas ao lado de encostas na Pedra Furada. O cenário genuíno te faz se sentir em casa, para o bem ou para o mal.

Publicidade
Publicidade