Chevrolet, Toyota e Honda dividem preferência na hora de escolher o melhor veículo para viajar

Cratera Estúdio

Chevrolet, Toyota e Honda foram apontadas como as melhores marcas de carros para viajar por 9% e 7% dos paulistanos, respectivamente, entrevistados pelo Datafolha na pesquisa sobre os melhores destinos e serviços de viagem. Veja mais resultados.

Encontre novas estradas. Essa é a tradução do slogan atual da Chevrolet, "Find New Roads". Parece que o conceito tem sido assimilado pelo público: os automóveis da marca foram os mais lembrados no quesito "Melhor Carro para Viajar".

A disputa foi apertada. A Chevrolet obteve 9% das citações, seguida por Toyota e Honda, ambas com 7%.

A diversidade ajuda a explicar o destaque na pesquisa. "Temos modelos como a minivan Spin e o utilitário de luxo Trailblazer, que oferecem até sete lugares, característica muito apreciada por consumidores que gostam de viajar em família", diz Hermann Mahnke, diretor de marketing da empresa.

A presença nas ruas também faz a marca ser lembrada: a Chevrolet é a atual líder no mercado nacional. Seu compacto Onix é hoje o veículo mais vendido do Brasil.

A posição de destaque das marcas japonesas —que estão entre as que mais cresceram no Brasil nos últimos 20 anos— está ligada a conceitos de durabilidade e conforto. Nesses itens, são referência no mercado.

"Nossos automóveis seguem a filosofia 'máximo para o homem, mínimo para a máquina', são desenvolvidos de dentro para fora", afirma Roberto Akiyama, vice-presidente comercial da Honda do Brasil.

De fato, a linha Honda é reconhecida pelas cabines arejadas e de comandos acessíveis. O compacto Fit, por exemplo, é o modelo mais espaçoso de seu segmento.

Para a Toyota, o sucesso vem de conhecer o público-alvo. "Procuramos fazer não o que queremos, mas, sim, o que o consumidor pede, quais são seus desejos, o que esperam dos carros", diz Ricardo Bastos, diretor de relações públicas da empresa.

"Fazemos levantamentos sobre as condições das rodovias e o tipo de uso dos carros no Brasil para saber o que o motorista encontrará", afirma Bastos.

Os modelos mais citados de cada marca honram suas tradições. Enquanto a picape Chevrolet S-10 mostra vocação na produção de utilitários parrudos, Honda Civic e Toyota Corolla confirmam a preferência do brasileiro pelos sedãs japoneses. A dupla se alterna na liderança do segmento desde o início dos anos 2000.

*

QUAL O SEU PERFIL?

1. Econômico
Se a meta é gastar o mínimo com o máximo de espaço, sedãs compactos são boa opção

2. Casa cheia
A família pede mais conforto, com espaço para bagagem e motor forte: perua e minivan são indicadas

3. Aventura
Suspensão elevada e capaz de vencer terra e buracos. Procure modelos utilitários compactos urbanos

4. É pau, é pedra
Para buscar cachoeiras e recantos no mato, conte com tração 4x4

Publicidade
Publicidade