Com pulseiras e relógios que fazem pagamentos, Visa tenta ir para além do simples cartão

Visa foi apontada como o melhor cartão de crédito internacional por 33% dos paulistanos entrevistados pelo Datafolha na pesquisa sobre os melhores destinos e serviços de viagem. Veja mais aqui.

Cratera Estúdio

Atuando no Brasil desde 1987, patrocinadora das Olimpíadas e da Copa do Mundo da Fifa, aceita em mais de 200 países e já tendo emplacado campanhas publicitárias marcantes, a Visa foi eleita a bandeira preferida de cartões de crédito internacionais por paulistanos.

De acordo com pesquisa feita pelo Datafolha entre 9 e 14 de junho deste ano, 33% dos entrevistados citaram a marca como sua favorita para pagamentos do tipo no exterior. Em segundo lugar, com 19%, figura sua principal concorrente, a Mastercard.

Fundada em 1958 em Fresno, na Califórnia (EUA), a empresa teve destaque entre os que recebem mais de 20 salários mínimos, estrato no qual 47% a mencionaram.

"Quando as pessoas viajam, elas precisam se sentir seguras. Estão vivendo em outras culturas, longe de casa, dos médicos e da família. Nossa marca é uma na qual elas podem se apoiar", afirma o diretor-executivo de marketing da Visa, Sérgio Giorgetti.

A aferição corrobora dados do Banco Central. Segundo a instituição, no ano passado, brasileiros gastaram US$ 7,7 bilhões utilizando cartões de crédito como forma de pagamento em aquisições em outros países. Desse montante, 49.752.755 transações foram feitas com cartões Visa, o equivalente a 53% do total, contra 47% de três concorrentes.

Ainda que líder do mercado, Giorgetti assume que há mais mercado para abocanhar, inclusive dentro de fronteiras brasileiras. Segundo o executivo, 70% de todos os pagamentos feitos no país ainda é efetuado com dinheiro, cheque ou boleto.

"Deixamos de ser uma empresa de cartões para nos tornarmos uma empresa de soluções de meio de pagamentos. E a própria Olimpíada foi um ótimo momento para mostrar o que está acontecendo", diz, citando experimentações que a empresa realizou durante a competição esportiva.

Entre elas estão a utilização de anéis e pulseiras de pagamento por atletas; o cartão pré-pago RioCard Duo 2016, que serviu para compras e pagamento de transportes na capital carioca; e o relógio da marca suíça Swatch com tecnologia Visa que pode ser utilizado para a realização de pagamentos.

"O contexto em que vivemos é extremamente acelerado. Há uma desconstrução do plástico", avalia Giorgetti, referindo-se aos cartões como os conhecemos hoje.

*

Fique esperto
Dicas de como e quando utilizar seu cartão de crédito pela planejadora financeira Lavínia Martins.

1. O que fazer antes de viajar?
É importante avisar o banco sobre a sua ida ao exterior para ter certeza de que o cartão funcionará.

*2. É recomendado guardar canhotos de compras? *
Sim, para o controle de gastos e para uma eventual revista pela Receita na volta ao Brasil?

3. Como planejar as despesas?
Pense no gasto diário. Sabendo o total, divida-o entre cédulas e cartões.

4. Qual cartão?
O débito tem limite menor e não é aceito em todos os lugares. O crédito acumula pontos e se baseia em cotação futura do dólar.

Publicidade
Publicidade