Cinco parques em SP para respirar um ar mais puro e apreciar a natureza

A diretora executiva da SOS Mata Atlântica, Marcia Hirota, indica cinco passeios para quem está à procura de uma área verde em São Paulo. Entre os locais sugeridos, estão o pico do Jaraguá, na zona oeste, e os parque Trianon e do Carmo, no centro e na zona leste, respectivamente.

*

1. Jaraguá
De longe, avistamos as antenas. Ali está o pico do Jaraguá, ponto mais alto da cidade com 1.135 metros de altitude, protegido por um parque estadual. Vale subir ao topo para apreciar a natureza e avistar a paisagem.

R. Antonio Cardoso Nogueira, 539, Vl. Chica Luisa, região oeste, tel. 3943-5222. Seg. a dom.: 7h às 17h. Livre. Grátis.

*

2. Tenente Siqueira Campos
Mais conhecido como parque Trianon, é o pulmão da av. Paulista. Nele, há árvores nativas da mata atlântica e animais silvestres. Procure o Jequitibá-branco, uma árvore veterana de guerra.

R. Peixoto Gomide, 949, Jardim Paulista, região central, tel. 3289-2160. Seg. a dom.: 6h às 18h. Livre. Grátis.

*

3. Núcleo Curucutu
No parque Estadual Serra do Mar, o núcleo tem um mirante que permite avistar Itanhaém, no litoral. Na área, é possível observar espécies como a preguiça-de-três-dedos, a saíra-militar e o tangarazinho.

Estr. da Bela Vista, 7.090, região sul, tel. (13) 3422-5657. Fazer agendamento p/ pesm.curucutu@fflorestal.sp.gov.br.

*

4. Carmo
Um grande fragmento de mata atlântica chama a atenção na zona leste: o parque Natural Municipal Fazenda do Carmo. Ao lado, o do Carmo é aberto ao público e conta com vegetação composta por árvores nativas e exóticas, além do bosque e da tradicional festa das cerejeiras, lindas e bem floridas nesta época do ano.

Av. Afonso de Sampaio e Souza, 951, Jardim Nossa Senhora do Carmo, região leste, tel. 2748-0010. Seg. a dom.: 5h30 às 20h. Livre. Grátis.

*

5. Cantareira
Opção de passeio e aventura para quem busca ar puro, o parque Estadual da Cantareira protege uma grande floresta nativa da mata atlântica e tem a melhor vista panorâmica da cidade, na Pedra Grande. Dá para ver a serra do Mar e até a linha de poluição. É uma área com trilhas, cachoeiras e muitos pássaros pelo caminho.

R. do Horto, 1.799, Horto Florestal, região norte, tel. 2203-0115. Sáb. e dom.: 8h às 15h (c/ permanência até as 17h). Livre. Ingr.: R$ 13 (grátis p/ menores de 11 e maiores de 60 anos).

Publicidade
Publicidade