Antena de TV vira cachorro em exposição de arte com sucata no Villa-Lobos

Enxergar um jacaré em um amontoado de peças antigas de carros, uma favela em uma porção de folhas de papelão ou um simpático cachorrinho em uma antena de TV.

O que à primeira vista poderia ser considerado apenas lixo ganha contornos de arte em "#Reciclos - A Arte da Reinvenção", exposição que fica em cartaz até 30/10 no segundo piso do shopping Villa-Lobos.

Divulgação
"O Golpe na Mão Esquerda", de Ever, que faz parte da mostra "#Reciclos"
"O Golpe na Mão Esquerda", de Ever, que faz parte da mostra "#Reciclos"

A partir de 13 esculturas criadas a partir de materiais descartados e sucatas, a ideia é suscitar reflexões. O público será instado a pensar sobre a importância da preservação do meio ambiente, a necessidade da reciclagem e um consumo mais consciente que leve à redução na geração de resíduos.

Entre as obras expostas, "O Golpe na Mão Esquerda", do artista Ever, ganhou uma forma humana com a combinação de papel jornal, cola vegetal, base em madeira e verniz.

Já a artista Katia Suzue usou garrafas de vidro, tecido, porcelana fria, tinta acrílica e outros materiais inusitados para criar as bonecas intituladas "Deusas".

A curadoria das obras ficou a cargo do ativista e grafiteiro Mundano, idealizador do bem-sucedido projeto "Pimp My Carroça", ação que embeleza com pinturas as carrocinhas de catadores de lixo com o objetivo de dar mais visibilidade a esses trabalhadores.

O mix de artistas traz de profissionais ativistas, como Sérgio Bispo, a nomes já conhecidos, a exemplo de Alexandre Orion -que faz intervenções urbanas usando pigmentos obtidos na poluição— e de Vermelho Steam, desenhista e artista plástico.

A ação é uma parceria entre o Instituto Akatu e a Rede Educare.

Shopping Villa-Lobos. Av. das Nações Unidas, 4.777, Jd. Universidade Pinheiros, região oeste, tel. 3024-3738. Seg. a sáb.: 10h às 22h. Dom. e feriado.: 13h às 21h. Livre. Estac. a partir de R$ 13. Grátis.

Publicidade
Publicidade