Peixes em boa forma raramente mostram sua essência no Nosu, na zona norte de SP

Buri, enguia, peixe-serra e frutos do mar (polvo, vieira, camarão), todos em boa forma, são alternativas às opções de salmão e atum, que se repetem à exaustão no japonês Nosu, aberto neste ano, na região de Santana.

Em ambiente moderno, coberto por uma arrojada trama de bambus e embalado por dance music, serve-se, no balanço, uma comida japonesa gostosa, quiçá acima da média paulistana, com atendimento competente que merece registro.

Saem do balcão -pouco se enxerga do trabalho dos sushimen, pois eles ficam em um nível acima dos clientes, esquisito— sushis em apresentações bonitas, em louças idem.

Mas parece haver certa ansiedade no desenrolar do cardápio. Ali, dificilmente o peixe aparece nu e cru, para ser desfrutado em sua essência, sem interferência de outros elementos. Ele geralmente está acompanhado de coadjuvantes que, em excesso, tiram seu brilho.

Em voo solo, o sashimi de atum, por exemplo, é uma beleza, untuoso, servido em corte espesso, muito bem feito. O de buri, porém, é polvilhado com gergelim triturado e o de salmão, com raspas de casca de limão-siciliano. Estas também surgem em sushis, em quantidade exagerada —e, bem, o que era para trazer um toque cítrico, massacra o conjunto da obra.

O sushi de polvo tem curry; o de atum, além de foie gras, vem embalado em molho agridoce; outra versão, com conserva de ameixa japonesa, sai-se melhor —tem gostosa acidez, que faz salivar. Também mostram as caras versões americanizadas com maionese e cream cheese —eu passo.

Fica explícita, ainda, uma insistência em maçaricar os peixes e enriquecê-los com salsa de trufa e ovas. Os sabores, assim, tendem a ficar uniformizados, uma pena.

O temaki de salmão ganharia se o peixe fosse servido pedaçudo, para manter sua textura, e não triturado. A alga, neste caso, também não ajudou: foi servida úmida e sua crocância, portanto, não resistiu.

Camarões embalados em massa de tempurá chegam à mesa sequinhos, robatas de shimeji e bacon trazem saboroso defumado, sobremesas ocidentais tentam trazer um toque ou outro do Oriente.

*

Nosu
Onde
R. Maria Curupaiti, 414, Vila Ester; tel. 2283-5822
Quando
De dom., a qui., das 12h às 15h e das 19h às 23h; sex. e sáb., das 12h às 15h e das 19h às 23h30
Avaliação regular

Publicidade
Publicidade