Salão no subterrâneo do Theatro Municipal, em SP, deve ganhar bar em 2017

MM18/Divulgação
Computação gráfica mostra projeto do bar Arcos, escolhido para ocupar o subterrâneo do Theatro Municipal, no centro de São Paulo
Computação gráfica mostra projeto do bar Arcos, escolhido para ocupar o subterrâneo do Theatro Municipal, no centro de São Paulo

Se um fantasma da ópera assombrasse o Theatro Municipal de São Paulo, talvez ele morasse no labiríntico Salão dos Arcos.

Pouco conhecido do público, o espaço localizado na fundação da casa de espetáculos inaugurada no centro em 1911 é usado para receber eventos e pode ser desbravado em algumas das visitas guiadas promovidas pelo Municipal.

Mas a partir de 2017, o local deve abrigar o bar Arcos, nome do projeto escolhido em uma convocatória pública aberta em junho à procura de interessados na utilização comercial da área subterrânea de 340 m².

O projeto vencedor é fruto da parceria do Grupo Vegas, do empresário Facundo Guerra, envolvido em locais como o mirante Nove de Julho, o bar Riviera e a casa de shows Cine Joia, com o escritório MM18, dos arquitetos Mila Strauss e Marcos Paulo Caldeira.

A carta de drinques, com bebidas à base de gim, uísque e pisco, ficará a cargo do bartender do grupo, Kennedy Nascimento. O menu de comes será assinado pela chef Mariana Gilbertoni, responsável pela cozinha do Z Carniceria, e terá tábuas de frios, tapas e pratos como steak tartare e lagostim.

"O Theatro Municipal já oferece uma ampla programação acessível ao público, e a abertura do bar no Salão dos Arcos será mais um passo da valorização do Theatro, de sua história e de sua relação com a cidade", diz Pedro Gattoni, diretor-executivo do IBGC (Instituto Brasileiro de Gestão Cultural), organização social administradora do Municipal.

De acordo com Guerra, o projeto, que inclui palco para shows de jazz e música instrumental "com proposta moderna" e luz baixa, foi desenvolvido para ser aplicado com o mínimo de fixação nas paredes históricas -parte do mobiliário poderá ser movimentada. A casa abrirá de segunda a sábado e terá horário de funcionamento independente do teatro.

"Buscamos referências contemporâneas para se chocarem com o antigo. Lá não caberiam mesas e cadeiras", diz Guerra. "Pensamos em balcões. O melhor lugar do bar é o balcão." Segundo ele, o contrato está sendo concluído. Ainda não há previsão de mês de inauguração.

*

ENQUANTO ISSO...

O espaço subterrâneo é destino de algumas visitas guiadas gratuitas realizadas pelo Municipal. Saiba mais sobre as visitações pelo telefone 3053-2092 ou no site theatromunicipal.org.br

Publicidade
Publicidade